Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Perigosos Exageros da Família do Presidente Jair Bolsonaro

30 de outubro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , , | 2 Comentários »

Mesmo que se saiba que o presidente Jair Bolsonaro e os que o cercam tenham comportamentos estranhos, o acúmulo de eventos que em nada contribuem para a melhoria imagedas suas imagens pode chegar a ponto de se preocupar com o seu futuro. Parece indispensável que sendo presidente da República eleito, ele deva desempenhar um papel digno do cargo, com maior moderação.

As frequentes entrevistas rápidas do presidente Jair Bolsonaro apresentam inconvenientes

Lamentavelmente, parece que existem pessoas que reagem com a língua ou postando pelas redes sociais assuntos que mereciam uma reflexão mais cuidadosa. Depois, reformulam muitas das posições que expressaram, mas os estragos já foram feitos. É protocolar na diplomacia internacional que os eleitos, como na Argentina, sejam cumprimentados, mesmo que não se concorde com algumas posições expressas na campanha eleitoral, pois na realidade muitos deles acabarão sendo ajustados às duras restrições existentes. Queira ou não, a Argentina é um importante vizinho do Brasil, sendo um dos países com o qual o Brasil tem muitas iniciativas comuns. Afirmar que só cumprimentará o novo presidente eleito depois que ele adotar posições pragmáticas não faz parte da tradição diplomática brasileira.

Uma colocação na rede social que ele é um dos leões atacados por hienas de todos os lados foi uma precipitação de mau gosto que provocou importantes reações. Ele já expressou suas desculpas, mas ficou entre muitos a completa inadequação de posições colocadas, que atingiram muitos que o podem ajudar, o que é natural que seja aproveitado pela oposição. Depois de muitos meses de exercício da Presidência, já era tempo de melhorar o seu comportamento que não é mais pessoal, mas o de chefe de Estado e do Governo.

O mundo está conturbado e todas as ajudas externas e internas ganham maior importância. Não são colocações ideológicas superficiais, inclusive religiosas distorcidas, que ajudarão o Brasil. Há que se aumentar o pragmatismo de um governo para superar as grandes dificuldades que parecem estar crescendo, admitindo que os brasileiros não contem nem com uma posição que possa ser aceita por uma razoável maioria.

A história brasileira registra, infelizmente, que, no passado, mesmo personalidades que tinham as melhores intenções acabaram sendo marginalizadas pela falta de um suporte nacional, ajudado por aliados estrangeiros. O mar não está bom mesmo para os peixes, e nem intensas campanhas publicitárias conseguem esconder as duras restrições hoje existentes.

Seria interessante que o comando do governo brasileiro não acrescente mais dificuldades do que já temos.


2 Comentários para “Perigosos Exageros da Família do Presidente Jair Bolsonaro”

  1. Simone Aparecida
    1  escreveu às 08:19 em 31 de outubro de 2019:

    Só há uma solução para o Brasil: o regresso do Lula e da Dilma como presidente e vice. Jair Bolsonaro vai acabar com o nosso país!

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 09:57 em 3 de novembro de 2019:

    Cara Simone Aparecida,

    Obrigado pelo seu comentário. Muitos acham que eles aumentaram as dificuldades brasileiras, gastando mais do que se produzia no Brasil.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: