Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

As Distorções Culturais e Religiosas Sobre o Corpo Humano

22 de novembro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

imageAtualmente, mesmo quando uma artista se apresenta em público com os seios à mostra, existem muitos que ficam escandalizados. Obras clássicas como de David, de Michelangelo, está em praça pública em Florença, na Itália, com seu órgão genital, quando ainda isto não era considerado erótico. Na França, uma vagina pintada por Gustave Coubert está apresentada como obra de arte no famoso Museu D’Orsay com o título “Origem do Mundo”.

Estátua de David, de Michelangelo, apresentada numa Praça de Florença, na Itália

Há que se considerar em muitos países que o nu humano é considerado até hoje obsceno, como acontece em muitos países muçulmanos onde as mulheres precisam se apresentar em público até com as cabeças cobertas. No Japão, algumas gravuras clássicas apresentavam as mulheres vestidas, ainda que se possa notar que um casal estava, no mínimo, nas preliminares de atos imagesexuais, havendo outros mais explícitos. Estas noções de erotismo mudaram no tempo e no espaço e, num mundo onde as informações são transmitidas por todos os países, estas diferenças acabam sendo chocantes.

Gravuras chamadas ukiyo e do Japão antigo mostrando intimidades entre um homem e uma mulher

Parece difícil convencer a muitos que no mundo animal, que incluem os seres humanos, as formas de perpetuação da espécie são algo natural. Para os que não são considerados racionais, os relacionamentos sexuais são normais, quase instintivos, ainda que possam haver algumas preferências entre os machos e fêmeas. Mas a mente humana acaba gerando preconceitos, principalmente entre os religiosos, considerados o que é natural como “pecaminoso”, com conotações eróticas.

image

Origem do Mundo, de Gustave Coubert, exposto no Museu D’Orsey, Paris

Estes preconceitos acabam gerando outros, como os decorrentes das diferenças étnicas, como entre negros e brancos. Complica-se mais o assunto quando muitos não são claramente machos e fêmeas, havendo alguns naturalmente intermediários, até com atos sexuais entre eles sem nenhuma diferença. No mundo onde muitos preconceitos estão caindo, haveria que considerar tudo como aceitável, consideradas as preferências de cada individuo ou casal, ainda que isto não seja fácil de ser aceito por todos. Resta, no entanto, a esperança que a história da humanidade seja conhecida em maior profundidade, na tentativa de reduzir os preconceitos, que não apresentam comprovações científicas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: