Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Patrimônio Mundial no Japão Destruído pelo Incêndio

2 de novembro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , , , ,

O Japão costumava contar com sistemas eficientes anti-incêndios, pois, com as ocorrências de terremotos, suas possibilidades sempre foram consideradas elevadas. No entanto, a imprensa japonesa informa, com base no artigo distribuído pela agência Kyodo, que este símbolo mais importante de Okinawa, considerado patrimônio mundial, não contava com um simageistema eficiente para o combate nestas eventualidades. Também as diversas inundações que têm ocorrido no Japão indicam que seu sistema de defesa social não é mais suficiente. Tudo isto parece indicar a necessidade de algumas reformulações importantes naquele país.

O incêndio que destruiu novamente o Castelo de Shuri, considerado patrimônio mundial e o mais importante símbolo de Okinawa

Nas históricas construções japonesas, utilizou-se muitas madeiras que estão sempre sujeitas a incêndios. Este patrimônio da humanidade foi construído há mais de 500 anos. A sua primeira destruição total ocorreu na batalha em Okinawa, entre as forças militares do Japão e dos Estados Unidos, mas, dada a sua importância, efetuou-se a sua reconstrução que estava concluída, tornando-se o principal local de visita dos que iam para Okinawa, inclusive do exterior.

image

Castelo de Shuri em Okinawa, antes do incêndio que o destruiu novamente

Este caso se assemelha com o que ocorreu no Rio de Janeiro, quando uma antiga edificação para os padrões brasileiros, transformado no Museu Histórico do Brasil, que está sendo reconstruído lentamente. Em Okinawa, as autoridades e a população estão se comprometendo a reconstruir este castelo com a brevidade possível, para voltarem a contar com o seu símbolo mais importante.

Esta construção recebeu contribuições do Japão como da China, pois Okinawa ainda não era considerada dos japoneses. Muitos eventos históricos ocorreram neste castelo, como a visita do comodoro Matthew Perry, que ficou famoso com a ópera Madame Butterfly.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: