Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Uso da Tapioca no Japão Para Variadas Finalidades

22 de novembro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , ,

Existem produtos que viram moda no Japão e, atualmente, a tapioca ocupa uma posição de destaque, sendo oferecido no mercado de formas diferentes, por muitos produtores. Um artigo publicado no Japan Today por Katy Kelly, do SoraNews 24, informa sobre esta moda, que vem imageutilizando a mandioca produzida na Tailândia, principalmente, fornecida por variados produtores. Originário da América Latina, veio sendo usada pelos índios de formas diversas, contando com muitas variedades diferentes.

Uma foto de um molho produzido com a tapioca, servindo como caldo para o cozimento de legumes, constante do artigo publicado no site do Japan Today

A moda no Japão começou com a tapioca como componente de bebidas, mas agora até restaurantes estão usando-a como ingrediente de pratos de arroz que contêm também pedaços de salmão e até como molho para ramen. Hoje, é comum encontrar cozidos japoneses que têm como molho um caldo imagepreparado com a tapioca. Este produto ficou conhecido como algo saudável, de origem vegetal, não sendo artificial, como os muitos outros utilizados pelos japoneses. A moda de produtos naturais está se espalhando pelo mundo e ela pode se ampliar por outros países, até no Ocidente.

Uma forma pela qual a tapioca é oferecida no mercado japonês, semelhante ao que existe também no mercado brasileiro

imageTambém é oferecida como molhos para ser utilizada com outros ingredientes tradicionais da culinária japonesa

Existem usos da tapioca no Japão de forma que não eram conhecidos, como combinando com o chá preto ou mesmo como leite e café ou chocolate. No Brasil, notadamente no Nordeste, consome-se muita farinha de mandioca para preparo de tipos de panquecas que são consumidas principalmente no café da manhã ou lanches, combinadas com outros ingredientes, algo que ainda não chegou ao Japão. O que parece possível constatar é que a tapioca é versátil, permitindo ser usada de formas variadas.

image

Os japoneses estão usando a tapioca como componente de cozidos que contêm legumes e até o tofu, o queijo de soja

image

Informa-se que os japoneses consideram que a tapioca combina bem com a carne suína, junto com alguns tipos de legumes do Japão

image

Também a tapioca granulada vem sendo usada junto com outros ingredientes, permitindo uma grande criatividade dos chefs

Segundo os japoneses, a tapioca, com sua versatilidade, está se tornando um “dashi”, os tipos de componentes que eles utilizam como base para variados tipos de molhos e caldos, o que permite supor que continue com novas utilizações ao longo do tempo. O que seria interessante é que as empresas brasileiras que já utilizam a tapioca por séculos, absorvendo conhecimentos dos indígenas que encontram neste continente, tenham também a possibilidade de apresentar seus produtos no Japão.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: