Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Coronavírus É Mais Sério do que Avaliado Inicialmente

28 de janeiro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , , ,

Quando ocorre um problema grave como a atual crise provocada pelo coronavírus originário de Wuhan, na China, que já está já causando impacto mundial, ele costuma ser decorrente de diversas falhas. As autoridades chinesas já estão tomando medidas drásticas, mas tudo indica que o problema já pode ter se espalhado por outros países, estando fora de controle. Um artigo publicado no The New York Times, elaborado por uma grande equipe de jornalistas, dá uma pálida noção do atual quadro, que já provoca uma queda significativa das ações nas bolsas, com mudanças substanciais no câmbio, mostrando que até na economia mundial a recuperação torna-se mais problemática.

clip_image002

Mapa publicado no New York Times mostrando que, de Wuhan, o problema se espalhou principalmente pela Ásia, mas também atinge os Estados Unidos, a Europa e a Austrália. As mortes ainda se restringem à China

A OMS – Organização Mundial da Saúde havia, inicialmente, informando que o problema não era tão grave, mas anuncia que mudou de posição admitindo que ele já seja mundial, difícil de ser controlado. O prefeito de Wuhan admite que tenha mentido e, quando tomou medidas restritas, mais metade dos atingidos pelo coronavírus já tinham saído da área, ajudando a espalhar o problema. Ele colocou o seu cargo à disposição.

O New York Times sugere que este problema ampliou-se rapidamente devido a diversas causas. Uma burocracia chinesa que agora se apressa em construir de forma emergencial um hospital para cuidar com urgência desta praga, utilizando toda a sua capacidade para construções rápidas.

As medidas restritivas à circulação da população fora das áreas atingidas de um lado evitam a sua propagação, mas de outro dificultam as assistências do exterior, bem como a continuidade do seu abastecimento normal.

O problema eclodiu de forma rápida no período anterior ao Ano Novo Lunar, quando os chineses costumam viajar muito. O impacto sobre os fluxos dos turistas está afetando outros países, como o Japão, não sabendo ainda o que acontecerá com os Jogos Olímpicos previstos para partir de junho próximo. As cotações nas bolsas, inclusive no câmbio, são indicações preocupantes até para a economia mundial.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: