Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Mudanças Bruscas em Diversos Problemas

31 de janeiro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

A velocidade com que aspectos relevantes no mundo estão se alterando dificulta com que pessoas mais idosas e conservadoras acompanhem o que esteja acontecendo. O aparecimento brusco do coronavírus na China, espalhando-se com grande velocidade por outros países, é somente um dos fatos que deixam perplexos muitos analistas, principalmente quando não se sabe exatamente o percentual da mortalidade daqueles que foram contaminados, que se estima esteja em torno de 2%. As autoridades da OMS – Organização Mundial da Saúde, que num primeiro momento não deu a devida importância para o problema, acabou impedindo o substancial fluxo dos chineses que superaram duas centenas de mortes e outros que estavam naquele país, estimando mais de 10 mil afetados por estes coronavírus.

clip_image002

Muitos chineses e estrangeiros que estão na China não podem se deslocar livremente para o exterior

Também existem informações que as redes sociais estão sendo mais intensamente utilizadas por interessados em variados assuntos no Brasil, mencionando que alguns personagens que contam com muita visibilidade na televisão estão tendo mais destaque, superando até mesmo as autoridades. Entre eles, figuram possíveis candidatos a alguns cargos nas próximas eleições, não se podendo assegurar que as informações são corretas ou se trata de fake news.

Num período de grandes mudanças que estão ocorrendo mundo afora existem muitos economistas que procuram apresentar um quadro do que pode acontecer com o câmbio, o crédito e os juros, ainda que ninguém tenha uma razoável previsão do que possa ocorrer. Fortes flutuações ocorrem nas bolsas, dando margem a especulações acentuadas. Problemas como o Brexit, do Reino Unido, ajudam a aumentar as incertezas que já são muitas.

Também se observam mudanças significativas de comportamento individual de muitos consumidores. Em São Paulo, quando no passado era na sexta-feira que havia maior movimentação nas ruas, preparando-se para o fim de semana fora da cidade, hoje parece que isto acabou se antecipando para as quintas-feiras, notadamente nos bares e restaurantes. A pontualidade nos horários dos compromissos, principalmente entre os jovens, parece que sofreu uma maior flexibilidade, provocando problemas para os mais conservadores.

Fica difícil se considerar que tudo isto seja um avanço na civilização, pois certamente não ajuda no aumento da eficiência na produção. Ao mesmo tempo, parece evidente que nas distribuições dos benefícios do desenvolvimento alguns poucos estão sendo mais contemplados, enquanto tende a aumentar os que precisam de assistências governamentais para um padrão de vida, no mínimo, aceitável para os seres humanos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: