Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Mudanças Norte-Americana nas Fricções com o Irã

9 de janeiro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Quando expressávamos as preocupações de um novo Vietnã no Oriente Médio, o professor Delfim Netto, com base na sua longa experiência, já afirmava que haveria uma forte pressão do Pentágono para a mudança de posição do presidente Donald Trump que, infelizmente, fala mais do que o necessário.

O presidente Donald Trump afirmou em entrevista à Imprensa Internacional que o Irã ficou mais moderado. Foto do Consulado Geral dos Estados Unidos.

Ficou claro para todos que o presidente Donald Trump aceitou a pressão do Pentágono para adotar uma posição mais moderada nas relações com o Irã. Uma intensificação das relações militares prejudicaria a todos e esta mudança já provocou a queda do preço do petróleo no mercado internacional e a retomada das cotações nas bolsas, mostrando que o mercado entendeu a importância das mudanças ocorridas.

Tudo isto seria desnecessário ter ocorrido, prejudicando o mundo por alguns dias. A sensatez voltou a vigorar, ainda que existam muitos problemas a serem resolvidos, mas ficou evidente o exagero das atuações dos Estados Unidos.

Em muitos momentos, o presidente Jair Bolsonaro também faz declarações bombásticas pensando que está agradando o seu eleitorado. Estas constantes mudanças bruscas acabam confundindo a opinião pública, onde as credibilidades de algumas manifestações acabam virando ridículas. Nem o Brasil ou o mundo são dominados exclusivamente por estes dirigentes, havendo necessidade de maior ponderação, pois eles ocupam posições de grande importância.

Espera-se que a lição deste episódio acabe provocando mudanças sensíveis nestes comportamentos absurdos que afetam a todos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: