Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Carnaval no Brasil é uma Festa Popular

24 de fevereiro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , , ,

Há que se reconhecer que o brasileiro é um povo que supera até as suas dificuldades saindo por aí pulando da forma que cada um deseja. O Carnaval não é mais de samba, maracatu ou frevo, mas uma multidão que acompanha os variados conjuntos musicais, desde os mais organizados até simples blocos que se formam nas ruas. Enquanto muitos povos se preocupam com as crises de todos os tipos, os brasileiros manifestam toda a sua alegria de viver de uma forma bastante democrática, envolvendo desde milionários até habitantes das favelas.

clip_image002

Blocos em São Paulo, na Avenida 23 de Maio, ao lado do monumento da Tomie Ohtake, que parecem ter superado os do Rio de Janeiro

Em Salvador, na Bahia, os caminhões eletrizantes do Carnaval começaram com Dodô e Osmar Macedo, exigindo que os acompanhantes tivessem camisetas que os diferenciavam num espaço limitado. No Rio de Janeiro, os blocos já tradicionais de dezenas de anos continuam populares, mostrando que o Carnaval dos grandes desfiles pode entrar em declínio. Em São Paulo, parece que os blocos estão mais democráticos, havendo muitos que se organizam nas ruas, como do bairro de Pinheiros, além de poucos músicos.

São participantes que simplesmente pulam, manifestando suas alegrias que se diferenciam dos outros povos que estão assustados com as crises econômicas e as rápidas propagações de vírus como a partir da China, atingindo muitos países asiáticos como até ocidentais, notadamente no Hemisfério Norte.

As autoridades do Conselho Mundial de Saúde – OMS espera que a mortalidade do coronavírus venha a se reduzir com o tempo, mas as mortes já provocadas, como o elevado número dos considerados contagiados assustam o mundo, acelerando a redução da globalização atingindo a economia mundial. Tudo indica que os brasileiros que foram retirados da China e mantidos em quarentena na base aérea de Anápolis parecem ter superado o período de isolamento, sem maiores problemas.

As máscaras que estão sendo usadas em grandes aglomerados de pessoas no mundo aqui no Brasil vêm sendo desprezadas, ainda que esta praga possa chegar até este país, esperando-se que não sejam fatais. A alegria dos brasileiros impressionam os estrangeiros que nos visitam, mas isto é melhor que ficar deprimidos, para todos os efeitos.

Espera-se que as autoridades brasileiras tenham a consciência que há que se voltar a trabalhar intensamente, utilizando todos os recursos humanos e naturais do Brasil. A descontração do povo ajuda neste processo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: