Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Riscos do Coronavírus Para Estrangeiros

2 de fevereiro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , ,

Muitos países no mundo estão providenciando a retirada dos seus cidadãos da China, dando prioridade aos diplomatas que se encontram nas zonas consideradas mais críticas para os contágios com o coronavírus, no mínimo temporariamente. O presidente Jair Bolsonaro afirma que o Brasil só tomará medida desta natureza quando contar com um local no país onde possa acolhê-los. Como são brasileiros originários de diferentes estados, os suspeitos de contágios clip_image002estão sendo atendidos em diferentes unidades, como é natural. As autoridades de saúde afirmam que estão em condições de atender estes seus cidadãos.

Muitos países estão retirando seus cidadãos da China para evitar que sejam contaminados pelo coronavírus

Diante da atual calamidade e sua velocidade de propagação, reconhecida até pela OMS – Organização Mundial de Saúde, muitos países estão se apressando a tomar medidas preventivas. O Brasil tem condições locais para manter isolados os suspeitos de contágios em diferentes estados, mas o presidente Jair Bolsonaro afirmou que não cogita transferir para o Brasil os brasileiros que estão sujeitos a estes riscos.

É claro que a operação implica em custos, mas os que estão isolados na China sem poder se movimentar estão apelando para serem transferidos para o Brasil. Existem situações de alto risco em que há necessidade de proporcionar as transferências, mesmo com seus elevados custos.

É preciso entender que os brasileiros que estão na China estão cumprindo papeis importantes direta ou indiretamente. O Brasil concedeu elevada prioridade para o intercâmbio com a China que, além de tecnologias, dispõe de capacidade financeira para ajudar em importantes projetos brasileiros de infraestrutura. Mesmo que estejam fazendo turismo, conhecer a China ajuda o Brasil.

O Brasil estava retomando a prioridade no intercâmbio internacional, que é vital para o desenvolvimento de sua economia. A China também é um importante importador de produtos agropecuários brasileiros. Passada a agudeza da atual crise, tudo indica que o intercâmbio bilateral continuará na marcha que estava se acelerando.

Ainda que existam tendências isoladas de redução do intercâmbio internacional, para os países emergentes como a China e o Brasil, ele é vital e, para tanto, existe necessidade de se contar com chineses no Brasil, como brasileiros na China. Não se pode abandoná-los quando eles mais precisam das medidas governamentais.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: