Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Trabalho dos Idosos no Japão

5 de fevereiro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política | Tags: , , , | 4 Comentários »

Em vez de colocar o problema do trabalho dos idosos e seus direitos à aposentadoria, o governo japonês está propondo como direitos dos idosos. Na realidade, se os idosos não continuarem trabalhando, além de sobrecarregar a previdência social, acaba criando a clip_image001necessidade de imigrantes estrangeiros, ao mesmo tempo em que se acelera a deterioração mental de muitos deles.

Em 2025, no Japão haverá uma em cada três pessoas com 65 anos ou mais

O governo japonês parece ter encontrado uma forma de apresentar o problema como um direito dos idosos continuarem trabalhando até os 70 anos, e não como aposentadorias que sobrecarregam a Previdência Social. A falta de recursos humanos no Japão exige a crescente imigração de estrangeiros, estimados em 6,44 milhões em 2030, ao mesmo tempo em que tende a deteriorar psicologicamente os que não podem trabalhar.

As pesquisas japonesas indicam que dos 66,64 milhões de trabalhadores japoneses com 15 anos ou mais, 13% tinham 65 anos ou mais, o que não aparenta um quadro ainda não grave.

Na atual proposta do governo para a Dieta, apresentam-se alternativas, ainda se preocupando que estes idosos estejam mais sujeitos aos acidentes. Não é apresentado como algo obrigatório, mas o direito de trabalharem dentro de suas limitações físicas. Estão sendo apresentadas as alternativas de trabalhos de freelancers e até filantrópicos, fora dos empregos atuais e tradicionais.

No futuro, espera-se que estas alternativas se tornem obrigatórias, ainda que, no primeiro momento após o próximo ano, sejam voluntárias. Seriam autorizados que estes funcionários tenham possibilidade de uma segunda tarefa, fora do atual emprego, que seria flexibilizado nas suas exigências para atender às necessidades naturais dos idosos. Espera-se que não haja a atual queda brusca de ganho com a aposentadoria. Também se preocupa com o aumento do trabalho das mulheres idosas.

Estas questões costumam ser estudadas com antecedência, pensando no futuro. No Brasil, infelizmente, começa-se a tomar medidas depois que os problemas já se tornaram graves. Espera-se que os brasileiros aprendam um pouco com o que está ocorrendo em outros países, que já contam com maior número de idosos.


4 Comentários para “Trabalho dos Idosos no Japão”

  1. Monja Coen
    1  escreveu às 09:29 em 6 de fevereiro de 2020:

    Parabéns pelos artigos sobre idosos.
    Continuo trabalhando com alegria nos meus 73 anos de idade.
    Há muitas pessoas que podem inclusive iniciar novas atividades.
    Inspirações vindas da Terra do Sol Nascente.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 08:52 em 7 de fevereiro de 2020:

    Cara Monja Coen,

    Obrigado pelo seu comentário. Tenho amigos no Japão que estão com mais de 90 anos e se preparam para poder viver mais de 100, procurando se manterem ativos.

    Paulo Yokota

  3. Jonathan Almeida dos Santos
    3  escreveu às 09:12 em 14 de fevereiro de 2020:

    Sou admirador da Monja Coen. Bom saber que ela é leitora do blog.

  4. Paulo Yokota
    4  escreveu às 15:54 em 18 de fevereiro de 2020:

    Caro Jonathan Almeida dos Santos,

    Também sou admirador da Monja Coen.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: