Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Cingapura é Exemplo Mundial Para Controle do Coronavirus

11 de março de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , , | 2 Comentários »

Ainda que Cingapura seja um pequeno país de somente 720 quilômetros quadrados, com população de 6 milhões de habitantes, aquele país ilha teve somente uma morte com coronavírus, com 130 infecções, tendo já 82 pacientes que receberam alta até 6 de março último. A Organização Mundial de Saúde – OMS considerou o melhor exemplo de combate à Covid 19, para a considerada Capital do Sudeste Asiático que recebe milhões de visitantes de todo o mundo. Aproveitaram a experiência do duro surto de SARS de 2003, quando perderam 23 pacientes. O seu sistema de saúde é altamente eficiente, com a população, empresas e a imprensa contribuindo coletivamente, aceitando medidas duras que possam ser consideradas autoritárias, como a expulsão dos suspeitos de contaminação que não obedecem ficar isolados em suas casas.

clip_image002

O principal jornal de Cingapura publica diariamente na sua primeira página as medidas a serem tomadas para evitar a propagação do coronavírus

Estas medidas evitaram que as escolas do país ficassem fechadas como em alguns outros, mas a circulação de chineses, por exemplo, está coibida. Todos os contatos dos passageiros vindos do exterior são conferidos exaustivamente.

As grandes reuniões de diversos participantes estão evitadas, e mesmo dados pessoais que não são utilizados em outros países estão sendo usados em Cingapura para constatar os relacionamentos pessoais. Também as providências usuais como o uso de máscaras, quatro por família, são fornecidas pelas autoridades. Os médicos e outros profissionais estão sendo prestigiados.

As autoridades efetuaram cortes nos seus salários em solidariedade aos que necessitam e estão afetados pelas doenças. Eles estão preparados para perdurar com esta campanha por um bom período. Eles estão considerando a possibilidade de aumento dos números dos afetados subam no futuro próximo, de forma bastante realista.

Também informações de acadêmicos de universidades daquele país estão sendo utilizadas, de forma a ter um quadro mais completo de todas as possibilidades. Países emergentes como o Brasil poderiam aproveitar parte da experiência acumulada em Cingapura na propagação não somente da Covid 19 como também de outras doenças respiratórias, como as influenzas e pneumonias, que estão atingindo idosos fragilizados.


2 Comentários para “Cingapura é Exemplo Mundial Para Controle do Coronavirus”

  1. Carlos
    1  escreveu às 08:45 em 11 de março de 2020:

    Desculpe Sr.Paulo, mas Cingapura não pode ser modelo de nada, pois apesar de se dizer democrata, age como uma ditadura, onde o mesmo partido governa a mais de 50 anos, e a liberdade é limitada, e onde as leis (algumas absurdas) são rígidas ao extremo. A homossexualidade por exemplo, é punida com dois anos de prisão. O Estado é dono de tudo, inclusive dos imóveis e das terras. Embora existam bens de consumo para compra (como por exemplo automóveis), estes são de difícil acesso para a maioria da população, que é mantida controladamente no mesmo patamar social, ou seja, nasceu pobre, morre pobre. Praticamente não há iniciativa privada nem liberdade de imprensa. Definitivamente, é um país que não é modelo para nenhum outro.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 09:33 em 12 de março de 2020:

    Caro Carlos,

    Obrigado pelo comentário. O lamentável é que as chamadas democracias também aumentam as distâncias dos ricos com os pobres. Se V. viver em Cingapura vai notar que o padrão de vida dos chamados pobres correspondem aos equivalentes à classe média de muitos outros países, com liberdades políticas razoáveis.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: