Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Naomi Munakata Vai Fazer Falta

27 de março de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , | 2 Comentários »

Existem muitas informações sobre músicos que se destacaram começando suas carreiras nas igrejas. No caso de Naomi Munakata, seu pai era pastor de uma pequena igreja evangélica no bairro de Vila Mariana em São Paulo. Em vez de instrumentos, preferiu dirigir coros, o que a levou a aperfeiçoar seus conhecimentos no exterior, acabando se consagrando na direção do Coro da OSESP por décadas, tendo também regido outros no Brasil, como no Teatro Municipal de São Paulo.

image

Naomi Munakata, regente de coro que se consagrou na OSESP

Quando ela não estava dirigindo, era frequente a sua presença no mezzanino da Sala São Paulo, para assistir às apresentações da OSESP. Ou nos corredores daquela sala, nos intervalos. Apesar da diferença de idade, como tínhamos origens em igrejas evangélicas, tivemos muitas oportunidades de trocas de ideias rápidas sobre a música clássica, que aprecio ainda que não seja um especialista.

Há alguns dias, ela foi internada no consagrado Hospital Alemão Oswaldo Cruz de São Paulo e com os testes efetuados recebeu o diagnóstico de estar afetada pelo coronavírus. Estava melhorando, mas subitamente acabou por falecer, lamentavelmente, apesar de ainda ser relativamente jovem. É uma demonstração da gravidade desta praga que se espalha pelo mundo, não se podendo esperar que seja controlado em pouco tempo. Até o desenvolvimento de uma vacina eficiente deverá exigir muitos meses, apesar dos esforços desenvolvidos em muitos países.

Naomi Munakata, apesar de nascida no Japão, veio pequena ao Brasil acompanhando seu pai. Mostrando-se talentosa, recebeu uma bolsa no Japão, para curso na Universidade de Tóquio. Fez diversos cursos na Europa, aperfeiçoando seus conhecimentos que usou no Brasil. Gravou vários discos com apresentação de coros sob sua direção, o que é raro.

Os especialistas informam que no passado estes coros eram como acompanhamentos de óperas, não contando com personalidade própria. No caso brasileiro, muitas produções tinham também uma diferenciação que ela conseguiu destacar, de uma forma especial. Sua contribuição para os coros ficará marcada na história da música. Ela poderia continuar a dar a sua contribuição, mas foi afetada, lamentavelmente, pelo coronavírus.

Isto serve de um importante alerta de que todo o cuidado deve ser tomado por todos, não se tratando de algo insignificante como algumas autoridades estão disseminando.


2 Comentários para “Naomi Munakata Vai Fazer Falta”

  1. Monja Heishin Gandra
    1  escreveu às 00:42 em 29 de março de 2020:

    Namu Kanzeon
    __/\__

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 15:36 em 29 de março de 2020:

    Cara Monja Heishin Gandra,

    Obrigado,

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: