Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Ações Que Provocam Reações em Sentido Contrário

30 de abril de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , , ,

O assunto foi amplamente divulgado pela imprensa brasileira e Bruno Boghossian publicou um artigo sobre a matéria no site da Folha de S.Paulo. O presidente Jair Bolsonaro havia nomeado como delegado geral da Polícia Federal Alexandre Ramagem, muito relacionado com seus filhos, tratando a entidade como de interesse do governo, onde poderia ser informado sobre as investigações em andamento que envolve as possíveis participações dos seus familiares, segundo ele afirmou ao ex-ministro Sergio Moro. Como reação, o ministro clip_image002Alexandre de Morais, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu a posse que deveria ocorrer esta tarde, quando muitas ações pretendiam que isto não era adequado para o Brasil, por ser uma entidade que deveria servir o Estado.

Delegado Alexandre Ramagem, indicado para a Polícia Federal, cuja posse foi suspensa

Todos concordam que o presidente da República pode indicar o delegado geral da Polícia Federal, mas Alexandre Ramagem é muito ligado aos filhos do Jair Bolsonaro, que estão sendo investigados por suas variadas interferências políticas. O presidente pretendia tratar a Polícia Federal como órgão do governo, quando na realidade é do Estado, sendo suas investigações sigilosas. O assunto ainda está em discussão, pois Jair Bolsonaro nem sempre vem executando o que afirma.

O novo ministro da Justiça e da Segurança está numa situação semelhante, mas todos entendem que ele tem personalidade para não confundir o que é do Estado e do governo, não sofrendo restrições desta natureza. Também existe o problema do presidente que se declarava contrário a negociações políticas com os parlamentares e procura agora assegurar um mínimo deles para que não haja condições para o exame do seu potencial impeachment. Tudo indica que esta questão perdurará por meses, num período em que o Brasil enfrenta o problema mundial do coronavírus sem estar adequadamente aparelhado para tanto, com suas consequências econômicas que envolvem substanciais recursos para preservar os que não podem trabalhar no momento. O conjunto acaba sendo adverso para o governo, como tem acontecido também em outros países.

Mas existem analistas que apontam que o governo conta com problemas internos, não contando com a eficiência desejada para enfrentar todos estes problemas, o que torna mais agressivos os que esperam aumentar o seu poder no momento, como muitos parlamentares e governadores dos estados. Ainda que todos eles precisem das benesses do governo federal.

Tudo indica que estes e outros fatos, como os adequados relacionamentos com os militares, acabam dificultando ainda mais o governo que já não tinha um desempenho razoável, infelizmente.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: