Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Bill Gates e a Crise Atual

24 de abril de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Saúde | Tags: , , , , | 2 Comentários »

clip_image002Bill Gates é um empresário bem-sucedido com o que ele obteve com a Microsoft, onde se mantém como acionista principal, mas suas atuações recentes estão concentradas na sua fundação que opera com sua esposa, apoiando projetos relevantes para a humanidade, como os relacionados com os problemas atuais do coronavírus.

Bill Gates na foto da entrevista que deu para o China Daily, que vale a pena ser lida na íntegra

Bill Gates vem se preocupando com pandemias virais como do atual coronavírus há mais de cinco anos, mostrando que se trata de uma pessoa privilegiada, capaz de ver o que pode acontecer no longo prazo. Na entrevista para Linda Deng, do China Daily, ele expressa a sua crença que os problemas só podem ser vencidos com uma batalha global pela inovação em variados setores da atividade humana.

Ele também escreveu, a convite, no The Economist um artigo falando do que será o mundo no futuro, superado a atual crise que ainda pode demorar um bom tempo, o que certamente acontecerá mesmo com todos os prejuízos que esteja causando em vidas humanas e elevados custos econômicos. Não há como discordar de suas abalizadas visões.

Ele coloca para os leitores do China Daily que se trata atualmente de uma guerra mundial, mas que todos estão do mesmo lado, podendo trabalhar juntos. A inovação global para ele seria a chave para limitar os danos atuais, incluindo aperfeiçoamentos nos testes, tratamentos, vacinas e políticas para limitar a disseminação. Os países desenvolvidos passarão nos próximos meses para a segunda fase, com alguma mobilidade controlada, mas com problemas tão sérios como na primeira fase.

A Microsoft na China possui cerca de 6.200 funcionários, sendo que metade trabalhando a distância. Eles utilizam máscaras, desinfetam as mãos e fazem uma limpeza mais intensiva de onde residem. Nos escritórios, aplicam regras de distanciamentos e só podem viajar em casos muito especiais.

Ele informa que os problemas são semelhante à Segunda Guerra Mundial que provocou inovações como radares, torpedos e quebra de códigos. Atualmente, haverá mudanças para permitir superar os bloqueios a que estão sujeitas as populações. Sua fundação seleciona alguns projetos para mudanças como o envio dos testes rápidos pelos meios eletrônicos. Os dados armazenados nas nuvens de muitos casos estão sendo usados na China como na Coreia do Sul. Na Alemanha, se faz algo parecido. Ainda que existam muitos que preferem as confidencialidades dos dados individuais, que são cada vez mais difíceis de serem preservadas.

Com uma visão pragmática, Bill Gates admite que vacinas eficientes possam exigir pesquisas até superior a cinco anos, ainda que muitas autoridades permitam seus usos em menos tempo, com indícios promissores, mas não completos cientificamente. Sua fundação está preocupada com os menos favorecidos, não somente nos países avançados como os emergentes.

No seu artigo no The Economist, Bill Gates admite que as atuais dificuldades sejam superiores às que estão sendo anunciadas, mas existem avanços substanciais nos conhecimentos sobre as vacinas que demandam tempo. Mas existiria um novo tipo de imunização que usam códigos genéticos que dão instruções às células como montar uma resposta ao vírus, exigindo menos tempo.

Os testes tendem a se simplificar e ele usa o caso da gravidez como exemplo, que por um meio rudimentar pode-se constatar se esteja ocorrendo. O mesmo tende a ser usado em novas ou outras doenças, inclusive no caso do câncer e doenças paralelas. Haveria necessidade de um intercâmbio mundial mais intenso, pois estas doenças não consideram as fronteiras políticas.

E ele usa uma expressão de Winston Churchill: “Este não é o fim. Nem o começo do fim. Mas é, talvez, o fim do começo” (tradução livre).


2 Comentários para “Bill Gates e a Crise Atual”

  1. Mirella Gomes de Oliveira
    1  escreveu às 11:47 em 30 de abril de 2020:

    Sou fã do Bill Gates!

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 08:10 em 1 de maio de 2020:

    Cara Mirella Gomes de Oliveira,

    Obrigado pelo comentário. Realmente existem pessoas excepcionais, bem sucedidos como empresários, que se dedicam hoje a problemas importantes para a humanidade.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: