Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Confúcio Estaria Ajudando Asiáticos no Coronavírus

7 de abril de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , , | 4 Comentários »

Um artigo de João Perassolo, publicado na Folha de S.Paulo, levanta a hipótese que os ensinamentos de Confúcio estejam ajudando no maior controle da propagação do coronavírus entre os países asiáticos, quando comparado com os europeus. Observações do diplomata brasileiro Fausto Godoy, com larga experiência nestes países, ainda que existam restrições para os direitos dos indivíduos, pois as influências de Confúcio determinam uma preocupação clip_image002maior com o bem-estar coletivo. Não se sabe o que ocorrerá na segunda onda esperada, ainda que também existam hipóteses de que muitos já estejam vacinados por terem superado os obstáculos iniciais, criando até anticorpos. 

Foto da Coreia do Sul, com a população voltando a circular, constante do artigo no site da Folha de S.Paulo, que vale a pena ser lido na íntegra

No Ocidente, as influências da Revolução Francesa e da independência dos Estados Unidos determinaram maior valorização dos direitos individuais, que se colocavam contra os dirigentes de então. Na China, que muitos levantam dúvidas sobre suas estatísticas, as medidas iniciais, como em Wuhan, foram drásticas, mas aceitas pela população. As orientações governamentais são mais aceitas, havendo poucos dissidentes. As experiências passadas também proporcionaram ações governamentais mais rápidas, enquanto em muitas outras partes do mundo não foram tomadas medidas preventivas, mesmo não se sabendo a real natureza da nova praga. Como a velocidade de sua propagação e as dificuldades dos seus controles com equipamentos, como respiradores, diagnósticos rápidos e inclusive uso de máscaras.

Também em muitos países asiáticos existem meios eletrônicos que permitem obter informações sobre os indivíduos, o que era usado para a segurança, e acabam permitindo controles que eram evitados no Ocidente. Os controles das pessoas vindas do exterior também são mais eficientes nos países asiáticos, e agora estão sendo introduzidos tardamente no resto do mundo.

Nem todas estas amplas diferenças estavam merecendo os cuidados que agora estão preocupando todas as autoridades, inclusive no Brasil que tem acentuadas diferenças regionais.


4 Comentários para “Confúcio Estaria Ajudando Asiáticos no Coronavírus”

  1. Walisney Silveria
    1  escreveu às 08:47 em 7 de abril de 2020:

    No Brasil, a impressão que eu tenho é que boa parte está cooperando ficando em casa, ao menos no Rio de Janeiro.

    Mesmo sem os ensinamentos de Confúcio!

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 10:42 em 7 de abril de 2020:

    Caro Walisney Silveira,

    O problema não é a restrição por alguns dias, mas por um período mais longo, pois esta praga parece que vai exigir um tempo maior do que o previsto, nos países de grandes dimensões geográficas como o Brasil.

    Paulo Yokota

  3. Heberth Abdalla
    3  escreveu às 12:04 em 8 de abril de 2020:

    Paulo, admiro muito a cultura de países como o Japão, China, Coreia do Sul etc. Com certeza, vamos superar esta pandemia.

    Abraços e cuide-se!

    Heberth Abdalla

  4. Paulo Yokota
    4  escreveu às 19:19 em 8 de abril de 2020:

    Caro Heberth Abdalla,

    Estamos na mesma torcida.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: