Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Dois Milhões de Máscaras Doadas por Taiwan ao Japão

22 de abril de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política, Saúde | Tags: , , | 4 Comentários »

Um artigo da agência noticiosa japonesa Kyodo foi publicado no Japan Today, informando que Taiwan, considerada pela China como parte daquele país, está se movimentando geopoliticamente para ampliar a simpatia sobre esta ilha. Além do Japão, que recebeu 2 clip_image002milhões de máscaras para serem utilizadas nos hospitais públicos e escolas especiais, outros 15 milhões foram doadas para os Estados Unidos e países Europeus.

Chegada de máscaras doadas de Taiwan no aeroporto de Narita, no Japão. Foto do artigo publicado pela agência noticiosa Kyodo

O secretário chefe do gabinete japonês, Yoshihide Suga, em entrevista coletiva à imprensa, agradeceu a Taiwan a doação, afirmando que isto promovia a relação do Japão com aquela ilha, pretendida pela China como parte do seu território.

Doação de Taiwan para os Estados Unidos e a Europa também tiveram o mesmo objetivo, neste momento em que todos estão necessitando destas máscaras para serem utilizadas por médicos e seus auxiliares. As produções destas máscaras estão concentradas na China e o mercado para estes produtos estão com déficits expressivos. Os brasileiros também procuram abastecimentos da China, mas encontram dificuldades, principalmente para o seu transporte para o Brasil.

Estas máscaras são para profissionais, não para o público em geral que está sendo atendido pelas muitas pequenas produções, quase caseiras, que também ajudam a restringir a propagação dos vírus na população.

Como é sabido, Taiwan é conhecida no Brasil como Formosa, e quando Mao Tsetung derrotou as tropas de Chang Kai Chek os chamados nacionalistas se refugiaram naquela ilha. Isto permanece de forma semelhante com Hong Kong que, por decisão dos ingleses, acabou sendo incorporada à China, mantendo-se um regime econômico duplo, na forma capitalista. Em Taiwan, existe a pretensão de se manter independente, contando com a simpatia dos Estados Unidos e outros poucos países, como o Japão.

Esta decisão de doação é, portanto, mais um gesto geopolítico do que restrito ao problema do coronavírus. O Brasil possivelmente se esforça no momento a manter um bom relacionamento com a China, que é o seu maior parceiro comercial atual, evitando um envolvimento com Taiwan.


4 Comentários para “Dois Milhões de Máscaras Doadas por Taiwan ao Japão”

  1. Luiza Batista de Oliveira
    1  escreveu às 17:30 em 23 de abril de 2020:

    Parabéns ao governo de Taiwan!

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 23:04 em 23 de abril de 2020:

    Cara Luiza Batista de Oliveira,

    Ainda que seja máscaras para profissionais, fazendo parte de sua geopolitica, parece ser um ato relevante, ainda que beneficiando por ora países desenvolvidos.

    Paulo Yokota

  3. Agnes Rossi
    3  escreveu às 11:22 em 24 de abril de 2020:

    Nessa pandemia, com certeza, todos os países precisam se ajudar. Lamentavelmente, a COVID-19 está causando muitas mortes.

  4. Paulo Yokota
    4  escreveu às 06:58 em 25 de abril de 2020:

    Caro Agnes Rossi,

    Realmente, e agora adicionamos um problema político mais grave ainda.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: