Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Inovações Que Decorrem das Atuais Limitações

7 de abril de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , , ,

imageComo as manchetes mais dramáticas nestes tempos difíceis são frequentes, parece que ações concretas e positivas, muitas até de modestos voluntários, acabam ajudando na manutenção da nossa saúde psicológica. Até a imprensa tradicional acaba dando notícias de iniciativas brasileiras positivas que acabarão por superar as dificuldades que enfrentamos.

Muitos voluntários brasileiros estão ajudando os favelados nestes tempos de coronavírus, mesmo com os riscos de suas vidas

Sempre houve trabalhos voluntários, como dos estudantes que procuravam promover o desfavelamento no passado, mas recentemente eles se multiplicaram, até promovidos por alguns deles próprios marginalizados, notadamente nas favelas do Rio de Janeiro e de São Paulo. Onde o governo deixa um vazio, por não contar com funcionários que tenham relacionamentos pessoais e conhecimentos das necessidades mais urgentes, como suas alimentações. Muitas destas favelas estão em regiões perigosas, dominadas por quadrilhas de traficantes, onde nem a polícia consegue resultados persistentes, apesar dos muitos esforços desenvolvidos. São novas ações objetivas que emocionam a todos, que estão se multiplicando quando a solidariedade se torna de vital importância para os brasileiros. Os nossos mais efusivos aplausos para estes heróis anônimos que estão aumentando quando mais se precisa deles, mesmo com o sacrifício de suas vidas.

Com a suspensão das aulas na maioria das escolas brasileiras, estão se ampliando as lições que são transmitidas pelos meios eletrônicos. Os mais eficientes e criativos acabam sendo adaptados para as necessidades dos diversos níveis de estudantes, desde os pré-escolares que induzem brincadeiras para aqueles que estão sendo obrigados a ficar isolados em suas pequenas casas. O que já era eficiente, como nos cursos para os vestibulares, está se generalizando em todos os níveis, absorvendo contribuições até provenientes do exterior. Ainda que o contato pessoal com outros colegas seja desejável, mas impossível no momento, evitando-se que as crianças dependam somente da televisão.

Os usos de celulares se tornaram comuns entre as crianças, que conseguem se comunicar de forma eficiente com os avós, por exemplo, com imagens que acabam suprindo as necessidades destes contatos pessoais. Não é o ideal, mas o possível nesta época adversa no mundo.

Observa-se que muitas grandes empresas e bancos, para preservarem suas imagens conquistadas junto aos seus clientes, estão patrocinando programas como a distribuição de alimentos e outros produtos indispensáveis no cotidiano da população. Principalmente para os mais necessitados. Eles estão conscientes que não podem ficar com a imagem que aproveitam as atuais condições para elevar seus lucros. O que se espera é que esta preocupação com a adequada inserção na sociedade permaneça mesmo depois de superada a atual crise.

Também existem informações da Fundação de Bill Gates e sua esposa, que já vêm financiando projetos de importância no mundo. Agora, a prioridade é a mais rápida obtenção de vacinas para o coronavírus e com sua visão já consolidada selecionam alguns projetos mais promissores, mesmo que o tempo indispensável para se chegar a um resultado concreto seja relativamente longo.

Os dados mundiais estão mostrando que a poluição nas regiões mais populosas se reduziu, mesmo temporariamente. Também constata-se que as dificuldades são maiores nos grandes aglomerados humanos, havendo os que já procuram regiões mais saudáveis. São fatos que não poderão ser ignorados.

A humanidade conseguiu superar ao longo de sua história muitas dificuldades semelhantes às atuais e, mesmo depois de algum tempo, conseguiu chegar a melhores condições. Depois deste coronavírus, que foi subestimado, o mundo será outro, esperando-se que seja melhor do que no passado, mais solidário, reconhecendo a importância até daqueles que atualmente foram considerados mais modestos, que são mais valentes para superar os obstáculos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: