Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Japoneses Produzem Materiais Para Defesa Contra Vírus

20 de abril de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , , , | 4 Comentários »

A atual crise do coronavírus exige um envolvimento mais amplo de toda a população. No Brasil, nota-se que mesmo empresas que estão fornecendo alimentos preparados para serem consumidos em casa não contam com funcionários usando sequer máscaras. Sem a intensa colaboração de todos, não há como conseguir reduzir os danos atuais do coronavírus. Uma notícia distribuída pela agência japonesa Kyodo e publicada no The Japan Times informa que clip_image002empresas como a Teijin, Toray e Shiseido estão fornecendo novos produtos para serem usados por seus funcionários e atender às necessidades do mercado, no Japão e no exterior.

Os profissionais de medicina precisam estar totalmente preparados para se defender do coronavírus. Foto publicada no artigo publicado no site do BBC inglês, que vale a pena ser lido na íntegra

Existem notícias na imprensa brasileira informando que médicos brasileiros estão improvisando usando sacos plásticos para atuar nos hospitais. No Japão, a Teijin que atua no setor têxtil está se preparando para fornecer roupas adequadas naquele país como no exterior, que devem chegar a nove milhões nos próximos meses. No Japão, envolvem suas fábricas em Osaka e Omura e, no exterior, na China e na Tailândia. Eles têm dois tipos, um para cirurgiões e outros para os demais profissionais.

A empresa de fibras sintéticas Toray está triplicando a sua produção para produtos voltados para estas finalidades. Também produzem máscaras especiais nas suas unidades na China e na Indonésia para produzir 60 milhões de unidades nos próximos meses. A empresa Shiseido, que é tradicional no setor de cosméticos, está produzindo um desinfetante que evita que as mãos fiquem secas, mesmo usado repetidamente, o que foi aprovado pelo governo japonês. A fórmula está sendo compartilhada com outras empresas e eles estão fornecendo gratuitamente na França e nos Estados Unidos.

Lamentavelmente, existem empresas que estão aproveitando a situação atual do mercado para elevar seus lucros, mas outras mais conscientes estão usando estes materiais com os seus funcionários e tentando contribuir até com países estrangeiros. Seria desejável que empresas brasileiras também utilizem os mesmos critérios, o que já acontece com algumas poucas.

Evidentemente, existe uma prioridade que são os profissionais de saúde que estão sendo fortemente afetados, mas outros também podem contribuir para que a propagação desta praga seja no mínimo retardada, que ajuda na utilização dos recursos extremamente restritos como está se observando no Brasil. Mesmo tentando conciliar o interesse econômico com o da preservação da vida, certamente existe uma prioridade que deve estar clara para os dirigentes do país.


4 Comentários para “Japoneses Produzem Materiais Para Defesa Contra Vírus”

  1. Fabiano Freitas
    1  escreveu às 22:15 em 20 de abril de 2020:

    Legal! Curto muito o seu blog!

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 23:08 em 20 de abril de 2020:

    Caro Fabiano Freitas,

    Obrigado pelo comentário. Vamos continuando a nos esforçando para atender suas expectativas.

    Paulo Yokota

  3. Mariana L. de Souza
    3  escreveu às 14:21 em 21 de abril de 2020:

    Aprendo muito com os seus textos!

  4. Paulo Yokota
    4  escreveu às 14:58 em 21 de abril de 2020:

    Cara Mariana L. de Souza,

    Obrigado pelo seu comentário. Continuarei me esforçando para atender as suas expectativas.


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: