Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Admirável Vietnã no Combate ao Coronavírus

2 de maio de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , ,

Muito se tem publicado sobre os exemplos como da Coreia do Sul, da Alemanha e de outros países no combate ao corunavírus, mas pouco se fala do que está acontecendo no Vietnã. Eles já venceram uma guerra com os franceses bem como os poderosos norte-americanos, não deixando que os chineses tenham clip_image002importância no seu país. Agora mostram que são os melhores sucedidos no combate ao coronavírus no mundo.

Especialistas médicos do Vietnã, vestindo roupas de proteção, coletam amostras de sangue em um centro, segundo um artigo da Reuters, publicado no site da Japan Times, que vale a pena ser lido na íntegra

O Vietnã, que conta com menos de metade da população brasileira, e um território cerca de 25 vezes menor que o Brasil e apresenta somente 270 casos de contaminação com o coronavirus sem nenhuma morte. Especialistas informam que o sucesso decorre da rápida tomada de medidas preventivas. A sua empresa Viet A Corp que fabrica kits de teste rápido procurou atender a todos os que teriam possibilidade de contaminação. Restringiu as viagens, colocou milhares de pessoas em quarentena, reconhecendo que não basta estabelecer programas para tanto, mas implementá-los até repetidas vezes. Os norte-americanos do Centro de Controle e Prevenção de Doenças que está em contato com os vietnamitas depositam grande confiança nas suas ações. Eles ampliaram os laboratórios que podem testar o COVID-19, de três que tinham para 112 em abril último. Dos mais de 240 mil testes efetuados, 270 foram considerados positivos, sendo os mais altos próximos de Taiwan.

Os especialistas informam que foram auxiliados pelo governo autoritário, as empresas de privatização e principalmente com a colaboração da população que já havia sofrido com outras doenças no passado. Também recebem assistência de uma unidade de pesquisa da Universidade de Oxford, do Reino Unido.

Não houve aumento do uso do Hospital de Doenças Tropicais e nem as funerárias acusaram qualquer aumento de falecimentos, tendo havido a redução de acidentes de trânsito, que era um problema no Vietnã. Os idosos com mais de 60 anos afetados foram somente 10%, segundo especialista da Universidade de Harvard, dos Estados Unidos. Especialistas da Universidade de Johns Hopkins dos norte-americanos reconhecem que eles fizeram um bom trabalho com testes, isolamentos e quarentenas.

Quando os norte-americanos e mesmo os alemães ainda minimizavam os riscos do coronavírus, os vietnamitas procuravam os componentes cruciais necessários. As viagens à China foram suspensas. Mesmo com as substituições de ministros da área, os seus substitutos continuaram desempenhando suas funções no mesmo sentido.

Há que se constatar que tudo isto difere muito com o que vem acontecendo no Brasil, infelizmente.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: