Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Bentô No Período do Coronavírus

15 de maio de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , , ,

Um artigo de Marina Consiglio publicado na Folha de S.Paulo informa sobre a generalização de tipos de bentos japoneses na Capital paulista para permitir a sobrevivência de restaurantes até estrelados neste período de isolamento. No Japão, existe uma longa história do seu uso, com a entrega até de diversos tipos de macarrão com seus molhos em bicicletas, bem como lanches oferecidos em qualquer local de movimento, como estações de metrô e ferroviárias, como do Shinkansen.

Quem morou no Japão ficava admirado que um entregador de sopas de diversos tipos de macarrão equilibrava-se numa bicicleta com vários deles amontoados nos braços, pois muitos imageclientes japoneses tomavam refeições rápidas nos seus escritórios. Também em qualquer local de movimento de pessoas encontram pratos com tipos simples de sushi e suas variações que são usados para lanches rápidos.

Bento típico japonês, em embalagens adequadas

No Brasil, até restaurantes famosos estão providenciando os deliveries de seus pratos para serem entregues em casa, diante das restrições de movimentações pela cidade e uso das dependências dos mesmos. Muitos que trabalham com a culinária japonesa aproveitam as suas experiências adaptadas, usando embalagens que são adequadas para tanto, com muitas pequenas porções, preservando suas qualidades. Muitos pratos foram se adaptando aos hábitos da população brasileira, como os sanduiches de carne com um tipo especial de pão, conhecidos como sandos.

Como tudo, hábitos recentes levam vantagens quando se adapta o que já é conhecido há muito tempo. Evidentemente, existem pratos mais fáceis de serem transportados, mantendo mais de suas qualidades mesmo não sendo consumidos nos restaurantes que ainda estão vedados. E isto está ocorrendo com preços razoáveis, pois os consumidores estão evitando gastos exagerados diante da incerteza que deve perdurar ainda por bastante tempo. Estas refeições podem ser completadas por sobremesas e bebidas, que podem ser adquiridas mais em conta.

Existe em São Paulo uma ampla variedade de opções para estes tipos de bentos, permitindo aos consumidores utilizarem os serviços de entrega que quanto mais próximo dos locais de consumo implica em custos mínimos dos entregadores. Tudo indica que isto não será algo transitório e uma parte destes hábitos continuará mantida por um longo período. Isto se verifica, por exemplo, nos Estados Unidos, onde muitos consumidores apreciam tipos simples de hambúrguer que consomem nos parques e outros lugares próximos de onde trabalham, como refeições simples.

No Japão, com muitos funcionários trabalhando atualmente em casa, registrou-se uma mudança significativa de hábitos. No passado, depois das jornadas nos escritórios, muitos costumavam ir com seus colegas para jantares simples, acompanhados de bebidas. Hoje, ficando em casa, produzem suas refeições ou usam estes entregadores para receberem os alimentos prontos nas suas residências, contando com ampla variedade de tipos para escolhas.

Muitos brasileiros que estão trabalhando atualmente no Japão participam destas atividades, que também estão em baixa do ponto de vista econômico, desempregando muitos deles, que passam por dificuldades, como vem ocorrendo em todo o mundo. Espera-se que esta situação perdure por um período o mais curto possível, pois os mais frágeis estão passando por períodos duros, principalmente quando precisam sustentar seus familiares.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: