Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Brasileiros Adaptando Suas Vidas à Atual Situação

2 de maio de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Saúde | Tags: , , | 4 Comentários »

Em muitos jornais, como num artigo de Adriana Fonseca publicado no Valor Econômico, multiplicam-se novas atividades que estão sendo praticadas pelas pessoas que não podem se comportar como no passado recente. Muitos são obrigados a trabalhar a distância ou ficam clip_image002isolados com seus familiares, procurando novas atividades que ocupem criativamente o tempo que dispõem em decorrência da redução dos tempos dos deslocamentos.

Adriana Ueno formou uma banda com seus filhos. Foto constante do artigo publicado no site do Valor Econômico, que vale a pena ser lido na íntegra

Existem até organizações voluntárias que estão propiciando condições para a adoção de novos hábitos para os que precisam ficar isolados em suas casas com seus filhos. Muitos tinham abandonado os afazeres com suas famílias que estão sendo recuperados, como a elaboração dos alimentos criativos. Os muitos casos estão catalogados para servirem de inspiração para outros. Os meios eletrônicos atualmente disponíveis estão intensificando os contatos pessoais, que não podem ser mais físicos, mas atendem ao mínimo indispensável para os seres humanos. Muitos sofrem psicologicamente com estas adaptações necessárias.

Tudo indica que as esteiras existentes estão permitindo muitos exercícios físicos, que podem ser conciliados quando se acompanham os noticiários, como os das televisões. O que parece possível é que parte deste tempo possa ser destinada aos trabalhos de atendimento das necessidades de outros menos favorecidos, como o ensino da prática da yoga, consultas para atendimento das necessidades psicológicas, sugestões para formas criativas para superarem as necessidades econômicas, bem como o amplo espectro de atividades culturais.

Ainda que muitas crianças sintam as necessidades de encontros com seus amigos, além das movimentações para seus exercícios físicos, estão aproveitando os meios eletrônicos para manterem contatos com seus amigos ou até parentes mais idosos. Mas ainda falta alguma coisa sempre e suas energias podem ser aproveitadas como na prática de algumas atividades musicais ou artísticas.

Os mais idosos podem se contentar com atividades culturais, que, além das leituras, podem ser canalizadas para elaborações de memórias ou outras criações literárias. No fundo, das suas experiências só restarão os que forem deixados escritos. Os mais jovens necessitam ser estimulados para as leituras, pois no mundo recente abusou-se das eletrônicas que tendem serem mais rápidas, mas superficiais.

A yoga e a meditação também permitem uma introspecção mais profunda, deixando questões superficiais que realmente diferenciam os seres humanos de outros animais. Um pouco de filosofia e história sempre ajudam a pensar no que é realmente relevante, que ficou ofuscado pelo burburinho do dia a dia.

As circunstâncias atuais forçaram muitos a uma pausa que deve ser aproveitada para refletir sobre o que realmente nos enriquece, que certamente é mais do que material. Se conseguirmos deixar este patrimônio para as gerações futuras, os pequenos inconvenientes atuais se tornam mais suportáveis.


4 Comentários para “Brasileiros Adaptando Suas Vidas à Atual Situação”

  1. Ana Garcia de Lima
    1  escreveu às 09:41 em 3 de maio de 2020:

    Curti! Lindo texto!

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 21:40 em 4 de maio de 2020:

    Cara Ana Garcia de Lima,

    Obrigado pelo comentário. Precisamos continuar vivendo, da melhor forma possível.

    Paulo Yokota

  3. Carla Rossi Pinto
    3  escreveu às 14:09 em 5 de maio de 2020:

    Amigo Yokota:

    Belos textos! Muita motivação nesses tempos complexos!

    Carla

  4. Paulo Yokota
    4  escreveu às 08:00 em 6 de maio de 2020:

    Cara Carla Rossi Pinto,

    Obrigado pelo comentário. Tenho a impressão que os brasileiros são bastante criativos encontrando varias formas de superarem as restrições hoje indispensáveis.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: