Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Donald Trump Contra The Lancet e a OMS

20 de maio de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , ,

Seção: Saúde, Editoriais e Notícias Tags:

Donald Trump é um político que preza muito sua opinião pessoal, não sendo objetivo em algumas suas críticas veementes, como contra a respeitável revista científica inglesa The Lancet, quase centenária. Também se opõe à Organização Mundial de Saúde – OMS, clip_image002ameaçando suspender a contribuição dos Estados Unidos para esta importante entidade, diante de seu próprio erro, subestimando a ameaça do coronavírus.

Presidente Donald Trump no seu gabinete fala sobre o coronavírus. Foto constante do artigo no China Daily, que vale a pena ser lido na íntegra

Na difícil situação em que se encontram os Estados Unidos que subavaliaram a importância do coronavirus, tendo a maior quantidade de mortes e contaminados no mundo, Donald Trump se coloca contra a revista The Lancet, que teria demorado em escrever sobre o coronavírus na China, que segundo ele teria sido criado em laboratório contra os Estados Unidos, sem nenhuma prova confiável. Também ameaça a Organização Mundial de Saúde – OMS, que não teria alertado os norte-americanos sobre esta terrível pandemia, ameaçando suspender a contribuição financeira daquele país para esta entidade. Os chineses afirmam que aumentarão sua contribuição para compensar a falta de recursos.

O artigo publicado por Lia Zhu, que trabalha em San Francisco, Estados Unidos, no China Daily lista muitos críticos norte-americanos a estas duas posições de Donald Trump. O fato objetivo é que aquele país enfrenta proximamente uma eleição e não está com sua economia brilhante como no passado e o presidente precisa de desculpas para os efeitos eleitorais.

Os norte-americanos foram avisados dos riscos do coronavírus, mas subestimaram a sua importância, atrasando-se principalmente nas providências nas proximidades de Nova York, onde elevadíssimos cidadãos faleceram e outros foram infectados, o que agora está sendo suavizado no resto daquele país.

O atual governo norte-americano está se antepondo aos chineses, o que não ajuda o mundo a superar as dificuldades presentes, criando grandes tensões econômicas. Em muitos setores, os desenvolvimentos das pesquisas e tecnologias dos chineses estão superando os dos norte-americanos.

Do ponto de vista geopolítico, os chineses estão procurando ajudar outros países, mesmo sem contar também com o apoio norte-americano internacional. Na realidade, a magnitude da crise atual de saúde, com repercussões econômicas e sociais, poderiam ser minorados com o aumento da colaboração mundial. Existem vozes de acadêmicos norte-americanos apoiando estas posições, mas não possuem o poder político do governo.

Em certa medida, também o Brasil adota posições semelhantes com os dos norte-americanos, mas a sua importância internacional é bem mais modesta.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: