Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Transformando Limão em Limonada

15 de maio de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias, Educação, Saúde | Tags: , , ,

O desenvolvimento da humanidade veio ocorrendo sempre ao longo da história superando os obstáculos a que todos estamos sujeitos. Algumas das iniciativas são mais urgentes, outras demandam mais tempo para se chegar a soluções razoáveis. Acompanhando os meios de comunicação do mundo no momento, infelizmente os problemas negativos merecem maior espaço para atrair o público, mas para que não se chegue ao desespero, parece importante ressaltar os muitos esforços positivos que estão sendo feitos em variadas frentes que resultam em novos avanços, alguns mais promissores, outros que reduzem partes das dificuldades.

Poucas vezes foram efetuados tantos esforços nas pesquisas em todo o mundo, para melhor conhecimento da pantomia coronavírus, bem como os medicamentos e as vacinas que possam superar os seus problemas, inclusive as dificuldades paralelas a eles que não são clip_image002poucos. Vão da terrível recessão econômica mundial aos problemas sociais das desigualdades entre privilegiados e desfavorecidos. Vamos procurar listar superficialmente os que podem ser considerados os mais relevantes.

Imagens do corunavírus, pelo que se conhece

Dado o desconhecimento completo da pantomia corunavírus e a impressionante velocidade de sua propagação mundial deixando muitos afetados, inclusive de vítimas assintomáticas, provocando uma multidão de mortes em todo o universo. Poucas vezes foram promovidas tantas pesquisas para o seu conhecimento, inclusive dos medicamentos que possam combatê-lo em todos os países. Muitas adaptações de medicamentos com outras finalidades estão sendo experimentadas em pesquisas consideradas promissoras, mas ainda sem comprovações científicas em grande escala, como já tratado neste site. Todos os especialistas entendem que as soluções mais plausíveis e definitivas seriam as vacinas que estão sendo pesquisadas intensamente em diversos lugares com recursos públicos e privados, inclusive com a ajuda de entidades filantrópicas. Entre as principais dificuldades é que existem diversos tipos de vírus, com mudanças que vão ocorrendo no tempo.

Os primeiros aperfeiçoamentos ocorreram na higiene, com a população usando máscaras para dificultar os contágios. O cuidado com a limpeza dos mais variados lugares ganhou prioridade. Já se tornou comum as lavagens constantes das mãos e os usos de álcool etílico hidratado, tudo visando à redução das contaminações. Dependências hospitalares, conduções e até os locais onde os vírus podem estar presentes estão passando por limpezas possíveis.

Ainda assim, infelizmente, os heroicos profissionais que atuam no setor de saúde estão sendo fortemente vitimados, mas continuam trabalhando duro para ajudar as vítimas, muitos com o sacrifício de suas vidas. Eles merecem o profundo reconhecimento de todos.

Está havendo substanciais aperfeiçoamentos na logística, pois se evitando os deslocamentos da população, muitos bens estão sendo entregues nos locais onde estão os consumidores. Isto que já era feito com muitos produtos industriais chegou até as alimentações e bens do varejo, onde a velocidade se tornou importante. Ainda deverão ocorrer melhorias nas suas diversas áreas para preservar suas qualidades. Muitos restaurantes considerados de luxo estão fornecendo refeições preparadas para serem entregues nas residências ou nos locais de trabalho, com custos razoáveis.

Estão se aperfeiçoando os sistemas de comunicação a distância, inclusive nos trabalhos como na educação. O que era ainda precário está se conseguindo formas eficientes de comunicação de forma atrativa, por exemplo, para os estudantes, com o uso de novas tecnologias. Professores especialistas na apresentação de assuntos de formas criativas estão atingindo seus alvos, havendo possibilidades de retornos de formas interativas, inclusive para os estudantes, esperando-se um aumento na eficiência da educação. Os problemas pessoais de relacionamentos indispensáveis ainda poderão ser melhorados.

O trabalho a distância está se acelerando, com economia no tempo de deslocamentos. Reuniões de grupos estão se intensificando com os meios eletrônicos, permitindo o arquivos dos assuntos discutidos, superando eventuais dificuldades que são novos desafios para aperfeiçoamento visando manter o calor humano indispensável.

O problema atual está estimulando de forma significativa as organizações voluntárias que visam proporcionar o mínimo necessário para os mais desfavorecidos. Empresas e organizações de voluntários estão procurando atender parte das necessidades destas famílias, inclusive com a distribuição de alimentos. O que se espera é que esta solidariedade continue no tempo, mostrando que os seres humanos contam com outras prioridades, além dos resultados econômicos e políticos.

Já nos referimos aos fatores mínimos indispensáveis para assegurar a real independência de um país no passado neste site. Hoje, está se tornando claro que também as necessidades relacionadas à saúde pública precisam contar com um mínimo de produções locais, principalmente quando poucos são seus fornecedores importantes no mundo. É natural que o seu abastecimento local seja prioritário e fatores geopolíticos também possam privilegiar alguns fornecimentos.

O isolamento indispensável da população, mesmo temporário, gera também a oportunidade de aumento das leituras de livros relevantes. Com elas, podem-se aumentar os conhecimentos de como muitos países que já passaram na sua história por problemas semelhantes de saúde pública resolveram suas dificuldades.

Muitas outras questões poderiam ser apontadas, mostrando que no atual quadro de dificuldades também existem muitos exemplos positivos que nos orgulham de fazer parte da humanidade.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: