Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

A Responsabilidade dos Astros de Esportes

24 de junho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , ,

Muitos atletas pensam que eles estão menos sujeitos a serem contaminados com o coronavírus, mas todos estão expostos de forma semelhante. Entre os jogadores de futebol profissional, dos 28 jogadores do Corínthians, 21 foram diagnosticados como contaminados. clip_image002Agora, os tenistas da Sérvia e da Croácia, entre outros, promoveram um torneio beneficente, sem mesmo tomar os cuidados mínimos e muitos foram afetados, inclusive o primeiro do mundo, o sérvio Novak Djokovic, segundo a imprensa.

O sérvio Novak Djokovic, primeiro do mundo, acabou contaminado pelo coronavírus

Novak Djokovic e sua esposa foram contaminados, mas seus dois filhos pequenos não foram. Muitos outros jogadores de tênis profissional também foram. Isto significaria que mesmo os atletas profissionais que possuem um preparo físico invejável não estão livres do coronavírus. Esta pandemia é terrível e, mesmo com os cuidados habituais, até jovens estão sujeitos a ela. Ainda que o evento de tênis tivesse um objetivo nobre, parece que este vírus não respeita nada.

Parece preciso constatar também que estas personalidades mais conhecidas dispõem de condições para ser atendidos por bons médicos e hospitais, o que não é a regra para a população como um todo. No Brasil, além da falta de locais para diagnósticos rápidos, os recursos humanos como de equipamentos são insuficientes para atender a todos.

Tudo indica que os diagnosticados mesmo na fase que os pacientes são assintomáticos, ainda que possam contaminar outros, as possibilidades de cura são bem mais elevadas. Também é preciso considerar que existem diversos tipos de vírus, desde os mais agressivos até os mais suaves, que acabam tendo efeitos menos profundos.

Lamentavelmente, todos no mundo, inclusive os membros da Organização Mundial de Saúde, ainda estão aprendendo, mesmo que já se conheça bastante sobre o assunto. Grandes aglomerados de pessoas precisam ser evitados, mesmo em ambientes considerados abertos.

Os especialistas ainda consideram que evitar contatos seja dos melhores meios para evitar contaminações. A recomendação continua sendo: “fique em casa”.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: