Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Enxurrada de Problemas Para Jair Bolsonaro

18 de junho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , , , | 2 Comentários »

Toda a imprensa brasileira vem dando destaque às variadas frentes de investigações de supostas irregularidades cometidas pelos correligionários do presidente Jair Bolsonaro, que formariam uma verdadeira quadrilha. Muitas questões contam com bases fundamentadas, podendo resultar em condenações, mesmo consumindo muito tempo para as suas conclusões clip_image002finais. Tudo cria mais problemas para o Brasil que já enfrenta problemas agudos de saúde pública, de economia como de aspectos sociais, que afetam mais as populações menos privilegiadas.

Fabrício Queiroz, de boné, é levado por policiais civis de SP após ter sido preso em Atibaia (SP). Foto constante do artigo publicado no site da Folha de S.Paulo, que vale a pena ser lido na sua íntegra

A prisão de Fabrício Queiroz que foi assessor de Flávio Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, ocorreu na fazenda do seu advogado, que alegava não saber onde ele se encontrava. Também teve prisão decretada no Rio de Janeiro a mulher de Fabrício, Márcia Oliveira de Aguiar, que trabalhou no gabinete de Flávio. Sua filha, Nathalia Melo de Queiroz, que trabalhou no gabinete de Jair Bolsonaro, também está sendo investigada. Eles são suspeitos de partilharem remunerações de auxiliares destes gabinetes para a formação de um fundo que financiava atividades políticas, usando suspeitos investimentos em algumas atividades comerciais,

Outro foco importante de problemas é o ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, que vem sendo alvo de investigações no Supremo Tribunal Federal pelas suas incompreensíveis e veementes declarações numa reunião ministerial contra todos os membros da cúpula do Judiciário. O governo confirmou a indicação de Weintraub ao cargo de diretor-executivo do grupo de países liderados pelo Brasil no Banco Mundial.

Como é sabido, o presidente, que é veemente em suas declarações, muitas vezes posteriormente suavizadas, faz um amplo uso de redes sociais para aparecer no noticiário, o que vem desde a sua campanha eleitoral. Existem suspeitas que recursos não declarados fossem utilizados para fazer frente aos seus custos, que envolviam equipes de especialistas nestas atividades. Como para a eleição foi formada uma chapa, também o vice-presidente estaria envolvido nestas atividades, ainda que seja extremamente difícil atribuir seus efeitos nos resultados daquele pleito.

Quando o país enfrenta uma grave pandemia com o coronavírus, provocando assustador número de mortes e afetados que necessitam de assistência médica, o presidente dá um péssimo exemplo para a população, circulando sem os cuidados mínimos como as máscaras entre seus admiradores. Acaba por contribuir para o aumento da contaminação de pessoas mais modestas que não conseguem distinguir os riscos de doentes assintomáticos. O Brasil já figura entre os países mais afetados, sem contar com uma rede hospitalar eficiente para os exames de diagnósticos e tratamento dos doentes, tendo já substituído os dirigentes do setor de saúde por militares que não foram treinados para cuidar destes problemas. Ao mesmo tempo, os recursos destinados à saúde não atendem às necessidades do eficiente SUS – Sistema Único de Saúde, que poderia evitar muitas mortes e afetados.

Tudo indica que a prioridade do atual governo consiste em se manter no poder sem que setores fundamentais para minorar os problemas de saúde tenham atendidos nas suas necessidades. Não há a devida compreensão que as autoridades contam com hospitais adequados para suas doenças, quando os mais modestos da população acabam morrendo pela falta de condições mínimas para atender suas necessidades.

Nestes meses do seu mandato, o presidente Jair Bolsonaro veio se comportando como se estivesse autorizado a fazer o que ele e seu grupo de auxiliares entendem conveniente, sem respeitar os limites estabelecidos pela legislação, principalmente a Constituição. Os atritos provocados têm sido frequentes, mas ainda ele conta com um mínimo de parlamentares que impedem o início de um processo do seu afastamento. Mas, como em tudo na política, o quadro pode-se alterar, até rapidamente, quando se acumulam questões que questionam a sua capacidade de um governo adequado. Mesmo potenciais aliados no exterior, como os Estados Unidos, que também enfrentam seus problemas, não estão atendendo às perspectivas que o presidente tinha, adicionando problemas que vão se acumulando com o passar do tempo.

Muitos brasileiros tinham esperanças de mudanças significativas no atual governo, mas o acúmulo de novas tensões parece em nada contribuir para os aperfeiçoamentos indispensáveis, até pelo contrário, lamentavelmente. No entanto, muitos continuam acreditando que Deus é brasileiro e milagres podem acontecer, mas outros procuram ser mais pragmáticos.


2 Comentários para “Enxurrada de Problemas Para Jair Bolsonaro”

  1. Uriel Lacerda Brito
    1  escreveu às 13:35 em 20 de junho de 2020:

    Caro Yokota,

    Brilhante ponto de vista! Um forte abraço!

    Uriel

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 09:24 em 21 de junho de 2020:

    Caro Uriel Lacerda Brito,

    Muito obrigado pelo comentário. Pelo visto os problemas estão se acumulando, e os brasileiros mais modestos arcam com muitos sacrificios.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: