Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Festas Juninas com Produtos Locais

12 de junho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , , , , | 2 Comentários »

Quando os europeus chegaram às Américas já havia civilizações nesta parte do mundo, com seus alimentos tradicionais que depois se espalharam pelo mundo, como o milho, a batata (que salvou a Europa da fome) e a mandioca, principalmente na forma de tapioca. Mas também houve um rico intercâmbio e muito da gastronomia atual e local sofreu fortes influências dos que eles trouxeram. Inclusive as especiarias que eles traziam da Ásia, que melhoraram seus imagesabores. As recentes descobertas arqueológicas como dos Maias indicam que o milho, com sua produtividade, permitiu sustentar grandes populações que construíram gigantescas cidades para a época. E os indígenas brasileiros sempre utilizam muita mandioca nas suas mais variadas formas. Nas festas juninas, que preservam os costumes do meio rural, produtos que utilizam estas matérias-primas locais mostram do que havia de melhor ao longo de muitos séculos.

Uma seleção de algumas iguarias utilizadas nas festas juninas brasileiras

Como uma grande parcela da população urbana brasileira teve origem no meio rural, parte dos seus costumes é relembrada com as fogueiras, danças e músicas. Mas o objetivo principal acaba sendo apreciar as iguarias que lembram as infâncias e juventudes no interior, que foram sendo aperfeiçoadas ao longo do tempo. Hoje, as festas juninas nos centros urbanos são preservadas, principalmente nas escolas, mesmo que parte esteja prejudicada pelo isolamento exigido atualmente pela pandemia.

Na maioria dos países, mesmo com o que acontece nos grandes centros urbanos, o que é mais típico continua tendo origem no meio rural. No caso da França, por exemplo, os que podem continuam mantendo um sítio onde os produtos rurais, como os queijos e vinhos, continuam sendo o que há de mais tradicional. Em outros países, como o Japão, os idosos permaneceram nas suas áreas de origem, com os jovens se transferindo para as cidades. Mas, quando existem sequências de feriados, muitos voltam para as casas de seus pais para apreciar o que ficou de melhor nas suas memórias.

Os muitos produtos utilizados no Brasil nas festas juninas são tradicionais, como os que lembram os sabores dos preparados pelas avós e mães. Poucos estão disponíveis nos centros urbanos, quase industrializados, sendo meras pobres lembranças do que se fazia no meio rural. Em algumas regiões, como no Nordeste, as festas são marcantes, com quadrilhas e conjuntos musicais que procuram preservar o que é mais autêntico do país, que todos esperam que continuem sendo mantidos, diferenciando do que ocorre em outros lugares.


2 Comentários para “Festas Juninas com Produtos Locais”

  1. Rafael Oliveira
    1  escreveu às 09:34 em 15 de junho de 2020:

    O seu blog é muitíssimo útil para a sociedade brasileira. Muitíssimo obrigado.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 23:15 em 15 de junho de 2020:

    Caro Rafael Oliveira,

    Obrigado pelo comentário. Vamos continuar a nos esforçarmos para atender a sua expectativa.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: