Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Japão Está Mudando aos Poucos sua Política Externa

7 de junho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , , ,

Desde o término da Segunda Guerra Mundial, o Japão, que ficou ocupado pelos militares norte-americanos, perfilava na política externa com os Estados Unidos de forma quase automática. Agora, pela primeira vez, quando Hong Kong sofre uma forte pressão dos chineses para manter a mesma política do continente, ainda que com o apoio dos norte-clip_image002americanos, os japoneses deixaram de prosseguir com a política tradicional. Tudo indica que eles procuram uma forma mais intensa de relacionamento com a China, que naquela parte do mundo tem uma importância crescente.

Hong Kong sofre a pressão da China para manter uma política integrada, mas os norte-americanos dão suporte para sua maior independência

Todos sabem que o Reino Unido deixou de tratar Hong Kong como sua colônia, passando para a China que era socialista e que aceitou manter um sistema duplo naquela área, com uma economia de mercado e concedendo temporariamente uma razoável independência política. Mas com a atual crise mundial, a China resolveu reduzir estas diferenças, o que tende a provocar muitos atritos. Também em Taiwan, que os chineses consideram parte do seu país, as pressões tendem a aumentar, criando um clima de tensões, mas, pelo que tudo indica, preservando ainda a atual forma de convivência.

Os japoneses, que costumavam adotar uma política idêntica com os Estados Unidos nesta região, com a redução de sua importância e aumento da relevância da China, passam a adotar uma política externa própria. O fato concreto é que os chineses avançaram muito nas novas tecnologias, superando os norte-americanos em diversos setores.

clip_image004

Mapa do Leste da Ásia, com Hong Kong a oeste de Taiwan

Estas mudanças que estão se processando agora possuem grande importância do ponto de vista geopolítico, notadamente na Ásia e sua periferia, mas também em todo o mundo. Os Estados Unidos perderam a importância que tinham até as últimas décadas, e a China aumenta a sua influência.

Estas questões vão se alterando lentamente ao longo do tempo, mas crises como as atuais tendem a aumentar a sua velocidade, ficando difícil se entender como tudo isto se processará, mas tudo indica que são mudanças de grande importância mundial.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: