Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Nova Zelândia é um Pequeno País que Eliminou o Covid 19

9 de junho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , ,

Entre os poucos países no mundo que eliminaram totalmente o corunavírus, destaca-se a Nova Zelândia, que fica na Oceania, a leste da Austrália, e conta com cerca de 10 milhões de habitantes. O Brasil mantém um bom intercâmbio com aquele país, que tem uma eficiente pecuária leiteira, que começou há décadas com o patrocínio do Banco Mundial, do qual participamos pessoalmente. Eles administram um projeto desta atividade no Brasil, cuja clip_image002tecnologia se espalha para outros produtores. Mas também ficou famoso pela sua produção de kiwi de alta qualidade, que é exportada para o mundo, mesmo que o comum, menos delicioso, seja produzido em muitos países, inclusive no Brasil.

Primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardem

A Nova Zelândia contou com 1.154 casos confirmados de coronavírus, 1.132 recuperados e somente 22 mortes, sendo que nas últimas semanas não conta com mais nenhum caso. O controle das pessoas oriundas de outros países é extremamente rigoroso, pois esta região recebeu muitos imigrantes como os da China e outros pequenos países do Pacífico, ainda que faça parte da Comunidade Inglesa.

É evidente que o fato da Nova Zelândia ser um arquipélago com uma pequena população facilitou o total controle da pandemia, mas houve um período de rigoroso isolamento e todos os cuidados necessários são seguidos por toda a população e continuam sendo, pois em muitos países registrou-se a volta desta praga.

A comunicação social da primeira-ministra foi convincente e toda a população do país aderiu rigorosamente às recomendações feitas. Quando o ministro da Saúde violou a quarentena, foi imediatamente afastado do cargo e este rigor tornou-a a mais popular no país, com 80% de aprovação.

Com apenas 39 anos, a primeira-ministra tem uma filha de um ano e encara os problemas de frente. No episódio quando um radical de direita invadiu duas mesquitas, provocando muitas vitimas, ela se colocou ao lado dos muçulmanos, o que acabou aperfeiçoando a legislação para restringir a posse de armas.

Como muitos países que contam com turistas, a economia da Nova Zelândia também sofreu um forte impacto e a primeira-ministra se empenha agora na sua volta, com toda segurança para eles.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: