Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Paz Entre as Flores no Japão

30 de junho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , ,

clip_image002Um artigo muito interessante foi publicado no jornal japonês Yomiuri Shimbun de grande tiragem naquele país. Na Província de Saitama, muito próxima da Capital Tóquio, está se ampliando a produção das flores de lótus de rara beleza, que teve origem natural das sementes entre 1.400 a 3.000 anos passados. Os japoneses apreciam também as raízes destes lótus, que são usados em suas culinárias finas.

Os visitantes apreciam as lindas flores de lótus m Gyoda, na Província de Saitama. Foto constante do artigo publicado no site do Yomiuri Shimbun, que vale a pena ser lido na sua íntegra

Segundo o artigo, cerca de 100 mil lótus encontram-se atualmente em plena floração até julho, encantando os visitantes. Elas são originárias de sementes que se acredita terem de 1.400 a 3.000 anos. São de rara beleza e florescem nos pântanos, sendo que os japoneses usam também suas raízes como alimentos muito apreciados.

Elas foram descobertas em torno de 1970 nos canteiros de obras que estavam sendo executadas na região. Elas germinaram naturalmente e hoje contribuem para a paz de espírito dos visitantes, como comentam alguns que as apreciaram.

Tradicionalmente, os japoneses utilizam as raízes de lótus nas suas iguarias, de formas variadas, como conservas ou como vegetais na sua gastronomia. Elas se assemelham com as flores da Vitoria Regia que é encontrada no meio da floresta na Amazônia brasileira.

Com o pequeno território japonês, estes lótus são bem preservados e apreciados de forma especial, merecendo a admiração da população, bem como por alguns poucos visitantes estrangeiros. No caso brasileiro, a abundância de vegetações variadas no amplo território nem sempre permitem a valorização destas belezas equivalentes.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: