Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Solução Democrática Para a Difícil Situação Brasileira

9 de junho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Saúde | Tags: , ,

Mesmo procurando ser otimista sobre uma solução democrática no Brasil atual, muitos analistas sensatos acabam entendendo que a população brasileira necessita tomar uma posição clara sobre estes seus problemas. Rogério Cezar de Cerqueira Leite, um ponderado e experiente analista, publica um artigo na Folha de S.Paulo e aponta esta necessidade, ao qual poderia se acrescentar o isolamento internacional que está se tornando evidente para o país. Até a China, a mais importante parceira comercial mundial do Brasil, passou a contar com a clip_image001Argentina superando a brasileira, como consta de uma nota da Bloomberg, reproduzida na Folha em português, referindo-se ao aumento do fornecimento de sua soja e da carne bovina, onde tínhamos uma ótima posição.

Rogério Cezar de Cerqueira Leite, do Conselho Editorial da Folha de S.Paulo, que publica seus artigos naquele jornal

O seu artigo refere-se ao que aconteceu na reunião ministerial de 22 de abril último, onde muitos ministros apoiaram o presidente Jair Bolsonaro, que costuma usar uma linguagem cheia de palavrões, que não são condizentes com o cargo que ocupa. O que mais o surpreendeu foi o presidente aventar armar a população, sem que ministros militares não apresentassem sequer ponderações. Mesmo que os seres humanos tendam a se ajustar até às situações esdrúxulas, o articulista entende que a população brasileira precisa reagir. No nosso entendimento, o isolamento internacional a que o Brasil começa a ser submetido vai acabar gerando uma situação insustentável, onde até a China, o maior parceiro comercial do país, passa a contar com a Argentina nesta posição. No mundo atual com grandes problemas, sem a cooperação internacional a situação se torna insustentável para qualquer país. Também os organismos internacionais se sentem constrangidos a ajudar países que não adotam uma política no mínimo razoável do ponto de vista racional.

Dentro do país, o atual governo goza de uma situação privilegiada, podendo contar com o apoio do chamado Centrão para manter o mínimo indispensável para que não seja processado, ainda que a um custo político elevado. Mesmo com as mobilizações populares, não parece existir a possibilidade de se obter os parlamentares indispensáveis para um possível processo de mudança. As outras facções políticas continuam desarticuladas para que cheguem a uma situação de alto risco, o mesmo acontecendo com o Judiciário e os militares. Não parece que o pais aguente esta situação por um muito tempo, pois os menos privilegiados da população passam por um período extremamente difícil, não havendo recursos públicos suficientes para prover no mínimo a sua sobrevivência.

Num período em que os problemas de saúde são alarmantes, não se compreende que militares, que são competentes para as funções que foram treinados, acabem ocupando as principais posições para os quais o Brasil dispõe de quadros reconhecidos mundialmente. A velocidade de contaminação com o coronavirus é assustadora e os que estão falecendo não merecem observações como as que estão sendo expressas pelo presidente, principalmente em suas andanças que não servem como bons exemplos para a população.

Os constrangimentos econômicos e externos podem ajudar na mudança do quadro brasileiro, com a velocidade indispensável.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: