Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

The Economist e a Militarização Brasileira

12 de junho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , , , ,

clip_image002Um artigo publicado na revista The Economist deste fim de semana discute a possibilidade de militarização do Brasil, principalmente nas demonstrações públicas dos partidários do presidente Jair Bolsonaro neste sentido, mesmo que muitos acreditem que isto seja difícil de acontecer.

Ilustração constante do artigo no site do The Economist deste fim de semana, que vale a pena ser lido na sua íntegra

Os participantes das demonstrações seriam a favor da suspensão do isolamento provocado pelo coronavirus, fechamento do Congresso e do Supremo Tribunal Federal, com o retorno do tipo de regime autoritário que prevaleceu entre 1964 a 1985, segundo o artigo do The Economist.

O artigo ressalta que muitos analistas não acreditam nesta possibilidade, tendo a democracia brasileira como resistir a estas tentativas. No entanto, o atual governo aumentou a presença de militares no governo, mas muitos acreditam que eles sejam moderados e as demonstrações só atraem poucos populares para a mudança do atual regime, ainda que existam muitos problemas.

O artigo cita a manifestação contrária do ministro do STF Celso de Mello, como de muitos que pertencem a diversas organizações como a Fundação Getúlio Vargas. A interpretação deles é que Jair Bolsonaro está desgastado junto à opinião pública com os problemas do governo, notadamente na área da saúde, economia, política e aspectos sociais.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: