Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Tradição Japonesa de Delivery de Refeições

20 de junho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , ,

Muitos ficam impressionados com a quantidade de informações sobre delivery de refeições constantes dos jornais brasileiros, onde se destacam os da cozinha japonesa. Muitas razões podem ser apontadas para este fenômeno, como as refeições saudáveis e leves da gastronomia japonesa, adequada para aqueles que ficam isolados em suas residências, mesmo efetuando um mínimo de exercícios físicos. Mas também há que constatar a histórica tradição japonesa para o uso do chamado bento, tanto nos escritórios como nos passeios clip_image001pelos lugares turísticos que atraem a população. Desenvolveram-se no Japão muitas embalagens adequadas para manter a qualidade destas refeições.

Um bom exemplo são os bentos do restaurante Aizomê, que são considerados como dos melhores para serem apreciados nas residências

Restaurantes de outras culinárias, para poderem sobreviver na atual crise, também adaptaram algumas refeições para serem consumidas nas residências brasileiras, procurando manter ao máximo a sua qualidade. Mas nem sempre as embalagens para tanto são as mais adequadas, mesmo que o período de seu transporte com o uso de motoboys seja curto. A maioria dos restaurantes atende aos seus clientes numa região limitada ou as entregas são feitas nos próprios restaurantes que ainda não estão autorizados a receber um número razoável dos seus fregueses habituais, para se evitar temporariamente grandes aglomerações de pessoas, que aumentam os riscos das contaminações.

Sempre é mais difícil adaptar outras tradições que já existem há muito tempo como no Japão, mas administradores criativos estão reduzindo os tipos de pratos que suportam este transporte. Além dos chamados bentos, também começam a ser entregues tipos de sopas, como os usuais na Ásia, que incluem tipos variados de macarrões, como os “udon” e “soba”, ou aperfeiçoamentos dos tipos chineses que incluem outros ingredientes.

O que se espera é que os isolamentos atuais sejam suavizados como já ocorrem em outros países, tomando-se o devido cuidado para reduzir os riscos das contaminações. Os seres humanos, com seus comportamentos sociais, utilizavam muito tipos de refeições para os contatos com outros e a atual pandemia deve mudar parte destes hábitos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: