Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Afastamento de Nise Yamaguchi do Hospital Albert Einstein

12 de julho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política, Saúde | Tags: , , | 6 Comentários »

A controvertida oncologista e imunologista doutora Nise Yamaguchi vem se manifestando a favor do uso da hidroxicloroquina no tratamento do Covid – 19 pela imprensa. Contra a orientação oficial do Hospital Albert Einstein, que, baseado nos estudos científicos, aponta seus riscos, sem que haja benefícios expressivos e claros para os pacientes. Na recente entrevista concedida a Roberto Cabrini, do SBT Brasil, ela declarou, entre outros pontos, de forma infeliz, que “você acha que alguns poucos militares nazistas conseguiriam controlar aquela MASSA DE REBANHO de judeus famintos se não os submetessem diariamente a clip_image002humilhações, humilhações, humilhações…”, mesmo sabendo que o Hospital Albert Einstein é basicamente sustentado pela comunidade judaica e está examinando os aspectos políticos desta frase.

A controvertida oncologista e imunologista doutora Nise Yamaguchi que defende o uso do hidroxicloroquina, pelos pacientes, mesmo na sua fase inicial do tratamento, contra a orientação do Hospital Albert Einstein

Ela afirma que recebeu uma ligação do diretor clínico do hospital informando-a que não poderia continuar exercendo suas funções nem atendendo seus pacientes internados. Ela está convencida da eficiência deste remédio mesmo nas fases iniciais do coronavírus, mesmo não contando com outros respaldos científicos e sendo contrário à orientação daquele hospital. Nos Estados Unidos, as autoridades retiraram a recomendação do uso deste medicamento, o que acontece também com a Organização Mundial de Saúde.

O Hospital Albert Einstein esperava ter uma conclusão rápida do inquérito interno que está efetuando sobre a exata intenção da expressão usada, mas não esperava que o assunto acabasse fazendo parte de uma entrevista num canal de televisão.

Esta médica, que foi até cogitada para ser a ministra da Saúde do atual governo, costuma manifestar-se publicamente pela imprensa, mesmo em assuntos controvertidos, o que certamente não é confortável para o hospital onde ela trabalha, que tem uma posição clara e cientifica sobre o tema.

Também é possível haver uma identidade política com o atual presidente da República, que continua afirmando publicamente que usa este remédio, em que pese seus efeitos colaterais que exigem a constante avaliação de sua situação, notadamente nos efeitos circulatórios, além de outros apontados por médicos renomados.

Este assunto não deveria merecer o espaço que está recebendo da imprensa local, mas quando ainda existem dúvidas sobre o coronavírus e sua evolução, como muitos outros assuntos, acaba se provocando a sua desnecessária polarização em grupos diferentes.


6 Comentários para “Afastamento de Nise Yamaguchi do Hospital Albert Einstein”

  1. Eduardo Costa da Silva
    1  escreveu às 13:22 em 13 de julho de 2020:

    Senhor Yokota:

    Na boa, mas não vi nada demais nas declarações da Dra. Nise Yamaguchi. É muito “mimimi” …

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 14:58 em 13 de julho de 2020:

    Caro Eduardo Costa da Silva,

    Ela ela mesma admitiu que errou usando a expressão que sensibiliza muito os judeus, ela que trabalha num hospital onde eles predominam.

    Paulo Yokota

  3. Laura Gomes de Almeida
    3  escreveu às 17:15 em 13 de julho de 2020:

    Estão fazendo, literalmente, tempestade num copo d’água. Deixem a renomada médica Yamaguchi trabalhar.

    Beijos!
    Laura

  4. Paulo Yokota
    4  escreveu às 09:09 em 14 de julho de 2020:

    Cara Laura Gomes de Almeida,

    Existem alguns temas que são sensíveis para determinados povos Para os judeus o holocausto é um deles, como as escravas sexuais na Segunda Guerra Mundial para os coreanos, o massacre de Nanking para os chineses, os bombardeios atômicos para os japoneses etc. Yamaguchi admitiu que foi infeliz em misturar estes assuntos, acabando desligada de um Hospital que recebe forte suporte dos judeus.

    Paulo Yokota

  5. Lucas M. Gutiérrez
    5  escreveu às 20:37 em 14 de julho de 2020:

    Paulo,

    Analisando o contexto da declaração da Sra. Yamaguchi, com todo o respeito, não enxerguei nenhuma polêmica. É a mídia contra o presidente Bolsonaro, com certeza.

  6. Paulo Yokota
    6  escreveu às 11:24 em 15 de julho de 2020:

    Caro Lucas M.Gutiérrez,

    Não acredito que a discussão tente envolver o Presidente, mas a referência ao holocausto é muito sensível para os judeus que controlam o hospital.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: