Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Australianos Estudam a Vacina BCG no Combate ao Convid 19

28 de julho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , ,

Um interessante programa da Globo News reuniu especialistas sobre a pesquisa da vacina BCG, atualmente aplicada nas crianças para evitar infecções respiratórias, poderia, mesmo visando um efeito temporário, até a comprovação de uma nova vacina específica, ser usada para o Convid 19. Se as pesquisas rápidas comprovarem seus efeitos benéficos, o Brasil já dispõe de conhecimento para a sua produção em escala, bem como o esquema de sua aplicação, utilizando o SUS – Sistema Único de Saúde, hoje voltada compulsoriamente para clip_image002todas as crianças logo após o seu nascimento.

Se comprovada a eficácia da BCG para combate ao coronavirus, o Brasil já dispõe de conhecimento para a sua produção em escala, bem como a sua distribuição para a população, utilizando o SUS


O Brasil já vem participando das pesquisas que estão avançadas na produção de vacinas para o coronavírus, com a Universidade de Oxford, com os chineses e em fase final de aprovação das autoridades com grupos privados norte-americanos associados com os alemães. Mesmo que se comprove que são eficientes, haverá necessidade de contar com um esquema para a produção no Brasil, bem como estabelecer um programa para a sua aplicação na população, o que demanda um mínimo de tempo para atingir a escala desejável. No caso da BCG, bem conhecida nos seus efeitos, o tempo seria bem reduzido, utilizando-se o esquema de sua produção que precisará ser ampliado, como de sua aplicação na população utilizando-se o modelo já existente para as crianças, podendo ser estendido para as demais pessoas, utilizando-se o SUS.

Os especialistas brasileiros se mostraram realistas e otimistas, mesmo sabendo que isto dependerá do firme apoio do governo brasileiro, pois as demais vacinas, se forem comprovadas como eficientes, demandarão tempo para a sua produção no Brasil e sua aplicação na população. O tempo é muito importante para reduzir a propagação do coronavírus, que está aumentando de forma assustadora os infectados e as mortes.

Esta aplicação da BCG está sendo testada em 10 mil profissionais em muitos países do mundo, como Austrália, Espanha, Reino Unido, como parte das pesquisas da Universidade de Melbourne, com o apoio da Organização Mundial de Saúde – OMS, e no Brasil deverá envolver dois mil voluntários em Campo Grande, no Estado de Mato Grosso do Sul, coordenado pelo infectologista e pesquisador da Fiocruz, Doutor Júlio Croda.

A pesquisa já está na chamada fase 3, com a BCG sendo aplicada em seres humanos. Os voluntários serão acompanhados por um ano, mas, na medida em que forem comprovadas eficientes, as autoridades poderiam permitir o seu uso. O que ainda não se sabe é por quanto tempo a BCG seria eficaz. Como cientistas, eles são cautelosos, até para impedir uma corrida na procura da BCG, ainda que seja eficiente para problemas respiratórios das crianças.

Mas é uma esperança fundada para a população que está sofrendo muito com o coronavírus, no mínimo temporariamente, mesmo não se sabendo que não deve ter todos os efeitos de uma vacina específica para a atual pandemia, que provoca também outros inconvenientes, além dos respiratórios.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: