Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Cães Treinados Para Detectar Coronavirus

9 de julho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , ,

Seção: Saúde, Editoriais e Notícias Tags:

Um artigo da Nicola Ferreira, da Agência Einstein, foi publicado no site da UOL. O professor James Logan da London School of Hygiene and Tropical Medicine informa que doenças respiratórias como o Covid 19 podem mudar os odores do corpo. Os cães das raças labrador e clip_image002cocker estão treinados para farejarem odores próprios de malária, de Parkinson e certos tipos de tumores, inclusive do coronavírus.

Foto do cão treinado para farejar o coronavirus, publicado no artigo do site da UOL, que vale a pena ser lido na sua íntegra

Todos sabem que os cães que possuem um olfato apurado podem ser treinados para detectar odores de diversos produtos, que não se conseguem por outros meios. É o caso de drogas que são transportados por passageiros internacionais. Estes animais estão agora sendo submetidos com constância ao cheiro do suor, do hálito de pacientes infectados e acessórios como máscara de proteção do coronavírus, num programa que dura inicialmente de seis a oito semanas.

Os pesquisadores estão fazendo estes experimentos que devem ser submetidos à aprovação das autoridades britânicas, para aplicação no dia a dia, podendo examinar até 250 pessoas por hora. Estes cães seriam utilizados nos aeroportos e pontos de entrada na Grã-Bretanha.

Todos os meios para a detecção prematura de afetados pelo coronavírus são bem-vindas e poderiam ser adaptados também para o Brasil, ainda que seja um processo custoso, competindo com outros usos destes cães.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: