Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Esperanças de Mudanças

17 de julho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , , | 2 Comentários »

Um artigo do professor Nouriel Roubini, da Stern School of Business da Universidade de Nova York, foi publicado pelo Project Syndicate, ele que já ocupou cargos importantes no governo norte-americano e em instituições internacionais. Ele comenta que o episódio da morte de George Floyd provocou manifestações populares na principal rua (Main Street) de Nova York como em muitas outras grandes metrópoles mundo afora, ainda que as elites econômicas clip_image002continuem contando com exageradas parcelas das rendas da economia destes países. Nos Estados Unidos, os 10% mais ricos possuem 84% das ações (Wall Street).

Foto de uma manifestação popular nos Estados Unidos constante do artigo publicado no Project Syndicate, que vale a pena ser lido na sua íntegra

As manifestações recentes não são somente em consequência do racismo, mas da má distribuição da renda da população, bem como de tudo que está ligado a esta situação econômica, como recentemente está sendo enfatizado por muitos economistas. No fundo, o sistema fracassou no sonho de se chegar a uma economia desenvolvida e democrática, com uma razoável distribuição dos benefícios. Segundo o autor, muitas das manifestações populares mundo afora refletem o ressentimento por um mal estar econômico, a corrupção vigente na sociedade e a falta de oportunidades para os que se encontram nas camadas baixas das populações, independente de raça ou cor.

Ainda que em termos mais atualizados, as ideias como de Karl Marx e Friedrich Engels voltam a ser colocados em pauta por muitos autores e economistas. Com muitos hoje chamados precarieados, antes proletariados de um lado, revoltados, e de outro a plutocracia, antes chamadas de burguesia que aproveita o poder político para obter vantagens adicionais dos governos.

Algo de muito errado está ocorrendo atualmente no mundo, e se não houver uma razoável compreensão do que acontece, introduzindo-se novos fatores de correção, muitas destas insatisfações encontrarão formas de expressar suas contrariedades.


2 Comentários para “Esperanças de Mudanças”

  1. Luiza Souza Fernandes
    1  escreveu às 12:22 em 18 de julho de 2020:

    Seus textos são muito bons!

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 17:08 em 18 de julho de 2020:

    Cara Luiza Souza Fernandes

    Obrigado pelo comentário Espero continuar melhorando para atender sua expectativa,

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: