Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Estranho Comportamento do Coronavírus Entre Indígenas

3 de julho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , ,

Existem fenômenos que ocorrem com o coronavírus da atual pandemia, cujos conhecimentos possam auxiliar no seu combate. Sempre há elevadas preocupações que os indígenas brasileiros sejam extremamente vulneráveis às moléstias que são levadas a eles pelos chamados “civilizados”. Até imageagora, muitos deles foram contaminados, mas as lamentáveis mortes registradas não chegam a calamidades descontroladas, porém não se sabe ainda as causas deste comportamento.

Indígenas brasileiros afetados pelo Coronavírus em foto constante do artigo publicado no site de O Globo, que vale a pena ser lido na sua íntegra

Os especialistas que trabalham com muitos indígenas brasileiros ficaram alarmados que muitas tribos corriam o risco de desaparecerem, como já aconteceu no passado com outras pragas. No entanto, apesar das mortes que já ocorreram, elas não chegaram às calamidades como nas expectativas, e muitos recursos de grupos brasileiros como os provenientes do exterior não contam com a demanda esperada em projetos bem elaborados. As mortes ocorridas, sempre lamentáveis, não chegaram aos níveis das expectativas mais pessimistas, não se sabendo o que estaria ocorrendo. Muitos dos aspectos do atual coronavírus são pouco conhecidos ainda, dificultando o estabelecimento de uma política eficiente para o combate de sua propagação, que cheguem às mortes descontroladas.

É evidente que existem grandes diferenças no avanço desta pandemia mesmo entre as muitas tribos que constituem os indígenas brasileiros, inclusive seus envolvimentos com os chamados “civilizados”. Existem os isolados nas matas, com acentuadas diferenças regionais, até os que estão nos Parques Indígenas Nacionais, sendo difícil chegar-se a uma avaliação nacional. As preocupações atuais mais acentuadas são os incêndios provocados pelos madeireiros ilegais, às minerações clandestinas e os usos das antigas florestas para pecuárias de baixa eficiência, que estão reduzindo as capacidades de preservação dos indígenas. O coronavírus figura entre uma lista de outros problemas, aparentando ter efeitos diferentes.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: