Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Exagerada Parcialidade da Televisão

30 de julho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Imprensa | Tags: , , , | 4 Comentários »

Um artigo publicado por Mauricio Stycer, crítico dos programas de televisão, na Folha de S.Paulo, trata da parcialidade de dois canais de televisão, a Globo e a Record, baseados na programação do último domingo à noite. O programa Fantástico, da Globo, teria dedicado 32 minutos, ou seja, 22% do programa para tratar do problema da coronavírus e suas consequências, o que tem sido apontado como parcialidade contra o governo. Na Record, no clip_image001Domingo Espetacular, 12 minutos ou 5% do tempo teriam sido dedicados ao que está acontecendo na Nova Zelândia no que se trata desta pandemia, que tem proporcionado bons resultados, que poderia ser considerada uma parcialidade a favor do governo.

Mauricio Stycer, um crítico dos programas de televisão

Ainda que os órgãos da imprensa, incluindo a televisão, possam ser considerados em todo mundo como um instrumento que tenha suas preferências partidárias, parece que haver um razoável equilíbrio seria conveniente para a população. Mesmo sendo contra as posições do governo, o que elas tenham de positivo também merecem ser veiculados. Também muitos órgãos da imprensa estão recebendo muitos recursos do governo que os selecionam para veicularem suas publicidades. O que parece conveniente é que não somente a Nova Zelândia, mas muitos países asiáticos tenham divulgados o que estão fazendo para colherem resultados bem diferentes do que tem acontecido no Ocidente, com destaque nos Estados Unidos e no Brasil. Agora, a Índia, ainda que asiática, está entrando neste grupo com grande destaque.

Com as atuais limitações do governo brasileiro, também as autoridades precisam ser informadas o que vem funcionando adequadamente em outros países no combate à atual pandemia do coronavírus. É um assunto vital para a população brasileira que continua enfrentando níveis elevados de contaminação, com muitas mortes que atingem as famílias.

Os canais de televisão são concessões governamentais e necessitam pensar no país como um todo e não em governos eventuais que estão disputando as possibilidades de reeleições. A polarização que se observa hoje não parece conveniente para o Brasil, sendo recomendável que haja maior equilíbrio pensando num horizonte de prazo mais longo, pois, bem ou mal, o país continuará existindo. Espera-se que haja menos sacrifícios de vidas e sofrimentos, o que poderia ser conseguido adaptando para os brasileiros o que de bom vem sendo feito em alguns países. E a imprensa é fundamental para tanto.


4 Comentários para “Exagerada Parcialidade da Televisão”

  1. Juliano Gonçalves de Almeida
    1  escreveu às 11:59 em 31 de julho de 2020:

    Ótimo texto e, de fato, a Globo é “metralhadora” no Bolsonaro o tempo todo. A Record, com certeza, faz o inverso.

    Nem a Globo e, muito menos, a Record são emissoras “santas”.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 20:04 em 31 de julho de 2020:

    Caro Juliano Gonçalves de Almeida,

    Obrigado, mas também existem que interpretam de outras formas.

    Paulo Yokota

  3. Rafaela Miranda de Paula
    3  escreveu às 14:11 em 31 de julho de 2020:

    Meus parabéns! Excelente artigo!

  4. Paulo Yokota
    4  escreveu às 20:01 em 31 de julho de 2020:

    Cara Rafaela Miranda de Paula,

    Obrigado. Existem muitos que dão outras interpretações.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: