Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Pontos de Energia nas Proximidades de Tóquio

5 de julho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Erika van T Veld, que escreve regularmente no Savvy Tokyo, publicou um artigo, que saiu no Japan Today, ressaltando cinco lugares na Capital e seus arredores que são muito visitados pelos japoneses e turistas estrangeiros. Além de serem considerados especiais, sempre é interessante para qualquer visitante, o que costuma acontecer também em outros lugares de diferentes países nos locais assim considerados, mas que dificilmente poderia competir com o Japão. Os mais procurados são do Santuário Hie, xintoísta, no conhecido bairro de Akasaka, com fácil acesso de qualquer ponto de Tóquio, junto a hotéis tradicionais, restaurantes e um bom comércio.

clip_image002Estes locais xintoístas costumam contar com suntuosos portais chamados “torii”, em Hie com dependências de mais de 800 anos onde os visitantes costumam depositar seus votos, e os mais frequentes são de sorte no amor, bem como casais desejando um bebê. Costumam ser lugares tranquilos, propícios para meditações, ainda que num ponto central de Tóquio.

O portal shinto de Hie Shrine, com sua escadaria, em Akasaka, Tóquio, muito visitado por ser de fácil acesso, próximo da Dieta

clip_image004O segundo lugar indicado pelo artigo é o Monte Takao, afastado cerca de uma hora do agitado centro de Tóquio. A montanha é considerada sagrada, com pontos de energia imersos na natureza. O seu salão principal, o Templo Takao Yakuo-in, abriga a divindade Tengu, uma criatura considerada sobrenatural. que além de propiciar fortuna. protege os visitantes de desastres.

A estátua da criatura sobrenatural Tengu

Também propicia sorte no romance e na harmonia conjugal. Do cume desta montanha, conta-se com uma visão do Monte Fuji, cuja vista nos dias claros é uma benção aos visitantes. Pode-se apreciar um famoso sobá deste Monte Takao.

A terceira sugestão apresentada no artigo é o Meiji Jingu, que apesar de próximo aos movimentados bairros de Harujuku e Shibuya, é também um templo xintoísta que abriga as divindades do imperador Meiji e a imperatriz Shoken. Costuma-se purificar as mãos e a boca com a água especial do local e deixar uma placa de madeira com o desejo dos visitantes. Convém explicar aos leitores que os japoneses não são monoteístas e, mesmo tendo outra religião como o budismo, oficialmente a família imperial adota o xintoísmo, na qual todas as atividades dos imperadores estão envolvidas, como parte da população.

clip_image006

                                  Os religiosos do xintoísmo costumam ser tranquilos

A natureza costuma ter um papel importante no xintoísmo, como a água que utilizam. Elas são consideradas pontos de energia potente, como os jardins e as caminhadas pelas trilhas cercadas de vegetações exuberantes.

O quinto local indicado é o Monte Fuji, que apresenta uma visão excepcional de muitos pontos do Japão. Mas existem os que o escalam, mesmo com algumas dificuldades. Acaba sendo o símbolo mais importante do país, com visões ligeiramente diferentes, dependendo de onde se veja, bem como a estação do ano.

clip_image008

                                  Monte Fuji na primavera visto do lado do lago Hakone

A escalada do Monte Fuji costuma ocorrer no verão, quando suas neves ficam reduzidas. Cada um tem a sua preferência da visão do Monte Fuji, mas só o apreciando já se sente a tranquilidade que ele transmite.

Finalmente, o artigo menciona Nikko, que é um conjunto de muitos templos construídos em épocas diferentes. O artigo selecionou o Santuário Toshigu, construído em 1617 pelo shogun Tokugawa Ieyasu, que demanda um bom tempo para ser apreciado em todos os seus detalhes.

clip_image010

Santuario Toshogu, em Nikko, construído em 1617 pelo shogun Tokugawa Ieyasu

Nikko é um enorme conjunto de templos, uns mais impressionantes que outros, e os visitantes precisam de um bom tempo para absorver toda a energia que ele emana. O recomendado é que a visita completa seja feita em muitos dias diferentes, para usufruir parte de todas as energias que lá estão presentes.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: