Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Processo de Desenvolvimento no Brasil e em Outros Países

3 de julho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Quando se vê no Brasil dois membros do Supremo Tribunal Federal decidindo sobre assuntos de baixa relevância, com posições antagônicas, como consta da imprensa, a população acaba ficando perplexa. Uma condenou alguém que subtraiu alguns xampus e outro liberou outra imagepessoa que tenha se apropriado de uma picanha. Seriam questões que teriam que chegar ao STF e não haveria mecanismos para cuidar de pequenas causas?

Plenário do STF vazio por causa da atual pandemia

É evidente que a Constituição brasileira de 1966 estabeleceu as diversas funções que são de responsabilidade do Executivo, do Legislativo e do Judiciário. Mas quando alguns não funcionam a contento acabam exigindo que outros ocupem seus espaços, como vem ocorrendo com o STF decidindo sobre assuntos que deveriam ser de outros poderes. A confusão que vem sendo provocado pela Presidência da República, como se a Constituição não existisse, acaba estipulando a desorganização generalizada, dentro de uma situação difícil em todo o mundo, com a inesperada velocidade de propagação da pandemia atual.

As limitações impostas pela política, economia, saúde e questões sociais auxiliam na deterioração até do setor privado, onde a imprensa teria um papel relevante. A contenção necessária dos custos está provocando o desligamento de profissionais mais experientes, onde jovens ainda num aprendizado não conseguiram todas as qualificações desejáveis.

Isto não tem ocorrido somente no Brasil, mas também em muitos outros países, inclusive os considerados mais desenvolvidos, dificultando as soluções possíveis com a eficiência que seria desejável. Aumentam as insatisfações das populações, que não sabem claramente como devem se comportar.

No Brasil, o pouco cuidado dado à preservação das florestas acaba elevando as possibilidades de fenômenos climáticos, que por sua vez provocam problemas de elevados custos sociais, prejudicando principalmente os menos favorecidos, agravando as diferenças dentro da população.

Como os problemas são sistêmicos, a tendência da melhora do conjunto depende uns dos outros, ainda que tenham que começar pelos selecionados como mais estratégicos. Tudo implica, lamentavelmente, num processo demorado e em muitos países os sistemas democráticos eleitorais estão provocando mudanças daqueles que estão nas posições mais relevantes. Mesmo tentando forçar, com muitos artifícios, a manutenção do poder, as insatisfações da população tendem a provocar mudanças, que vão se espalhando pelos variados setores das atividades sociais.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: