Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Tecidos Com Partículas de Prata Que Matam os Vírus

3 de julho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , , ,

Um artigo elaborado por Elton Alisson da agência Fapesp e reproduzida no Estadão informa sobre a descoberta de um tecido que contém micropartículas de prata capazes de eliminar 99,9% do coronavírus SARS – CoV-2. O desenvolvimento deste material teve a colaboração de pesquisadores brasileiros do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, clip_image002da Universitt Jaune I da Espanha e do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP. 

O novo tecido eliminou 99,9% da quantidade de vírus em dois minutos. Foto constante do artigo no site do Estadão, que merece ser lido na sua íntegra

É sabido que a prata tem o poder de eliminar muitos vírus, tanto que os japoneses utilizam um vidro que tem uma película dela nos seus interiores para ser usada em hospitais, clínicas e onde muito pacientes se concentram. No Brasil, uma empresa denominada Nanox fornecia para as indústrias têxteis muitas micropartículas, com atividades antibacterianas e fungicidas. Com o surgimento do coronavírus, os pesquisadores conseguiram cultivar em laboratório os mesmos, com a colaboração de diversas entidades, efetuando estudos científicos com variadas técnicas, com todos os cuidados indispensáveis. Os resultados propiciaram produtos mais eficientes que as máscaras mais avançadas hoje utilizadas.

A Nanox avalia agora a duração do efeito antiviral, que já chegaram a 30 lavagens e podem ser superiores, permitindo ser aplicado em diversos tecidos compostos por misturas de fibras naturais e sintéticas. Também estão sendo aplicadas em outros materiais como filmes plásticos e polímeros flexíveis (semelhantes à borracha), usados para a proteção dos profissionais de medicina como pacientes com a atual pandemia.

Todos estes trabalhos que estão sendo desenvolvidos mostram a importância os investimento nas pesquisas, cujos parcos recursos não podem ser sacrificados pelas necessidades dos orçamentos econômicos. O Brasil conta com o que é mais importante, os cientistas capazes de desenvolver trabalhos relevantes que possam minorar os graves problemas de saúde que estão afetando os brasileiros como a população em todo o mundo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: