Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Provas de que Somos Seres Sociais

11 de agosto de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , , | 4 Comentários »

Enquanto os políticos tomam medidas pouco racionais, como as restrições para os intercâmbios internacionais em vários setores, que não beneficiam a ninguém, pensando prioritariamente nas suas pretensões eleitorais, muitos membros da população sofrem clip_image002individualmente as consequências de serem seres sociais, chegando alguns à depressão e necessitando da ajuda de especialistas, como psicólogos.

Existem muitas organizações que contam com psicólogos para ajudar os que ficam depressivos com os isolamentos a que estão submetidos

Os governos tendem a se preocupar com as coletividades, mas os seres humanos são indivíduos sociais que precisam conviver, uns mais outros menos, com seus amigos, parentes, colegas de serviço e, ao serem obrigados a permanecer isolados, sofrem a ponto de alguns ficarem depressivos. Os meios eletrônicos hoje disponíveis ajudam a muitos, inclusive com o auxílio de psicólogos de forma voluntária e gratuita. Mas existem os que precisam dos contatos pessoais, que exigem muitas cautelas, como os meios recomendados pelos especialistas, evitando-se aglomerações que apresentam mais riscos de contágios.

Existem populações nas quais as suas culturas os ajudam a compreender a necessidade coletiva de sacrifícios temporários, na esperança que isto acabe resultando em benefícios futuros para todos. Mas, quando os dirigentes não dão bons exemplos, fica mais fácil que as pessoas menos privilegiadas acabem se expondo exageradamente.

No Brasil, as pesquisas estão deixando claro que os mais vitimados pelo coronavírus são aqueles que não têm condições de se manter isolados, inclusive para a sua sobrevivência, que hoje exige a solidariedade de muitos voluntários. Deste ponto de vista, os brasileiros tendem a ser mais calorosos e, se os governantes pensarem menos nas suas vantagens pessoais ou grupais, as possibilidades de superar os desafios a que todos estão submetidos aumentam de forma sensível, pois temos todas as condições para tanto.

O atual problema não é só do Brasil, mas as limitações dos atuais dirigentes tendem a deixar o país numa situação extremamente desconfortável, não conseguindo mesmo receber as ajudas gratuitas de outros que estão preocupados não somente com a saúde, mas a preservação do meio ambiente. As condições climáticas parecem estar se agravando em todo o mundo, causando grandes prejuízos.

Não parece conveniente que o Brasil ressalte os danos causados por muitos países nas décadas passadas. Os problemas atuais aparentam ser mais agudos e precisamos da cooperação internacional na tentativa de minorar as dificuldades no que for possível. Vamos tentar resolver as dificuldades individuais como das coletividades a que pertencemos.


4 Comentários para “Provas de que Somos Seres Sociais”

  1. Samantha L. Cardoso
    1  escreveu às 21:14 em 12 de agosto de 2020:

    Sensacionais textos! Meus Parabéns!

    Um dos melhores blogs do Brasil!

    Beijos!

    Samantha Leal

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 10:45 em 13 de agosto de 2020:

    Cara Samantha L. Cardoso,

    Muito obrigado pelo seu comentário. Continuamos procurando escrever sobre assuntos que atendam as suas expectativas.

    Paulo Yokota

  3. Reinaldo Becker da Costa
    3  escreveu às 17:10 em 13 de agosto de 2020:

    Belo artigo, com certeza, Dr. Yokota.

  4. Paulo Yokota
    4  escreveu às 17:49 em 13 de agosto de 2020:

    Caro Reinaldo Becker da Costa,

    Muito obrigado pelo seu comentário. Continuo procurando assuntos mais construtivos, mas as dificuldades são crescentes.

    Com um grande abraço,

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: