Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Renúncia do Primeiro-Ministro Shinzo Abe do Japão

30 de agosto de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , , , ,

Ainda que a administração do primeiro-ministro Shinzo Abe chegue ao seu final por motivo de doença, e tenha sido longa e regular, há que se considerar que isto reflete o Japão de hoje, sem uma figura carismática no seu comando. Tanto que não figura uma personalidade que possa ser considerada a favorita para ocupar o cargo que ficará vago, acrescentando a incerteza que predomina hoje no mundo.

clip_image002

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, anuncia a sua renúncia por motivo de saúde

Ainda que Shinzo Abe tenha ocupado o cargo de primeiro-ministro do Japão por um período mais longo do que outros que ocuparam o comando daquele país, sua administração é considerada de altos e baixos, não havendo ninguém que tenha sido preparado para ocupar o seu cargo. Já surgem alguns nomes, mas também medianos, sem um carisma que mude a posição do Japão no mundo atual, quando muitas mudanças estão sendo previstas. Talvez isto seja a característica daquele país que em tudo tende a ser burocrático, com muito do poder estando nas mãos de funcionários de carreira.

Os que estavam se preparando para saltos mais ousados ainda não contam com o poder suficiente nos partidos políticos, que estão em fusões ou consolidações, com forças somente em algumas regiões do país. O atual partido no poder deve continuar na sua liderança. Muitos consideram que os japoneses ainda continuam com resquícios da Segunda Guerra Mundial, com forte dependência dos norte-americanos para sua defesa externa. Também não conseguem se livrar dos resquícios da guerra com os chineses e coreanos, e outros vizinhos, o que só podem fazer com vagar, aumentando aos poucos seu poder militar por pressão dos Estados Unidos, que já não têm como sustentá-los na Ásia e no Pacífico.

Do ponto de vista econômico, conseguiram chegar aos primeiros lugares, mas não o suficiente para ser o primeiro ou segundo, ainda ocupados pelos Estados Unidos e pela China. Tudo isto tende a aumentar as dúvidas no mundo, indicando que o mais provável é que nas próximas décadas os japoneses não correrão riscos para tomar atitudes mais ousadas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: