Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Apesar da Pandemia, Cultura e Arte São Relevantes

27 de setembro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , , , ,

Uma matéria escrita pelo redator da equipe, Harufuji Mori, foi publicada no jornal japonês The Asahi Shimbun, informando sobre o início da operação do Museu da Cultura Kadokawa em Tokorozawa, Saitama, Japão, com a participação do setor privado e projeto ousado do arquiteto e designer Kengo Kuma. Houve adaptações para estes dias de pandemia, com ligeiro atraso no cronograma e frequência controlada do público. Mas a vida continua e a cultura clip_image002atualizada faz parte relevante de um país, contando com a ativa participação do setor privado, com a editora Kadokawa.

O Museu da Cultura Kadokawa no distrito de Higashitokorozawa-Wada, de Tokorozawa, província de Saitama, é coberto com placas de granito. “Ele representa a energia da Terra que emerge do solo”, disse o arquiteto e designer Kengo Kuma, autor do projeto. Foto constante do artigo publicado no site do The Asahi Shimbun, que vale a pena ser lido na sua íntegra

O setor de cultura e arte foi fortemente atingido pela atual pandemia, mas para demonstrar que a vida continua, este ousado projeto foi inaugurado, com a ajuda do setor privado, como parte do Sakura Town, na província de Saitama, no Japão. Foi construído sobre as ruínas de um centro de esgoto, cobrindo cerca de 40 mil metros quadrados. O museu de cinco andares abriga uma biblioteca e uma galeria, com material atualizado para a atual cultura japonesa, que difere do passado.

A biblioteca conta com uma coleção de 25 mil quadrinhos e uma novela leve, para jovens e adultos, e a galeria estão no primeiro e segundo andar. O projeto é coberto por 20 mil placas de granito que dá uma impressão que o edifício rachou e se ergueu acima da superfície. Kuma costuma usar materiais naturais e sua nova maquete do Estádio Nacional é de madeira doméstica, e será o palco principal das próximas Olimpíadas, transferida para meados do próximo ano.

Com a pandemia, somente 50 pessoas podem visitar o local a cada 30 minutos, permanecendo o máximo de 90 minutos com máscaras e outros cuidados. O museu inclui o chamado “Hondana Geriko” (teatro de estante) com 8 metros de altura, um museu de anime, tudo da atual cultura japonesa.

Fazem parte do complexo uma fábrica e distribuidora de livros, um hotel com tema de anime e um escritório da editora, todos no Sakura Town. As visitas precisam ser marcadas com antecedência, havendo descontos para os estudantes e alunos do ensino fundamental.

É um exemplo para o Brasil, que apesar de todas as dificuldades os investimentos em cultura fazem parte de um país que pensa também no futuro.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: