Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

As Influências Políticas de Quem Está no Poder

4 de setembro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , ,

Eleições estão previstas em diversos países, para este ano ou nos próximos, mas mesmo que as pesquisas de opinião indiquem possibilidades de mudanças dos grupos que estão no poder, existem fortes indícios que os que se encontram atualmente no governo não podem ser subestimados. Nos Estados Unidos havia pesquisas que indicavam uma boa margem a favor dos democratas que estão atualmente na oposição, mas parece que ela está diminuindo, mesmo com a ocorrência de problemas como os raciais e dos danos causados pela pandemia do Covid 19 e suas amplas consequências econômicas e sociais para a situação. Não se pode subestimar a força dos republicanos comandados pelo atual presidente Donald Trump e seus conservadores.  No Japão, apesar das forças que desejam acelerar as mudanças dentro do próprio Partido Liberal Democrata, muitos analistas afirmam que Yoshihide Suga que tem a preferência do atual primeiro-ministro Shinzo Abe, mesmo não sendo o mais popular nem dentro do seu partido, está entre os favoritos para se tornar o novo primeiro-ministro. No Brasil, mesmo que o presidente Jair Bolsonaro seja criticado por muitos, ele consegue contar até o momento com as condições políticas para a sua reeleição, ainda haja um prazo considerável para tanto.

As pesquisas de opinião davam uma boa margem de vantagem para os democratas, mas elas foram reduzidas nas últimas semanas

No caso dos Estados Unidos, ainda que existam muitos problemas, a economia continua em condições razoáveis, proporcionando empregos para a população local. Donald Trump vem radicalizando os conflitos com os chineses, inclusive na área militar, notadamente no Sudeste Asiático, explorando o sentimento nacionalista norte-americano. Isto vem reduzindo a margem que os democratas possuíam, não se sabendo claramente o que acabará acontecendo num país federativo que tem diferenças dos sistemas eleitorais por estados, não dependendo da maioria popular.

No Japão, que conta com um regime parlamentarista, a preferência do atual primeiro-ministro Shinzo Abe, tudo indica, é ser substituído por Yoshihide Suga, que não tem apoio popular, nem das importantes facções que são relevantes no Partido Liberal Democrata, mas seria de continuidade da atual política japonesa. Parece que o Japão não ousa adotar uma posição de marcante liderança internacional, mantendo um bom relacionamento com os Estados Unidos e os principais países asiáticos, com os quais possui um significativo intercâmbio comercial e econômico.

O Brasil, apesar dos muitos problemas sanitários, econômicos e sociais que não facilitam os relacionamentos com os principais países europeus, procura manter o intercâmbio comercial e financeiro com a China, mesmo com as grandes diferenças ideológicas com aquele país asiático, de forma pragmática. Tudo indica que Jair Bolsonaro dá uma elevada importância para a sua futura possibilidade de reeleição, enfatizando a polarização política dentro do país. Também não se pode subestimar estas suas possibilidades, de seus familiares e de correntes que os apoiem, mesmo que existam muitos outros grupos políticos que não concordem com ele, sendo que os benefícios sociais para os menos favorecidos não tenham condições de sustentabilidade econômica por muito tempo.

Aqueles que têm capacidade política de transformar as aspirações dos eleitores em suas posições, mesmo de forma populista e até demagógicas, podem empolgar a parcela da população a seu favor, o suficiente para a vitória eleitoral. Os usos exagerados dos novos mecanismos eletrônicos das redes sociais acabam tendo consequências, mostrando que os mecanismos tradicionais da democracia sejam contornados de formas perigosas. O que se espera é que as legitimas aspirações dos eleitores acabem prevalecendo nos pleitos eleitorais, mesmo com todos os defeitos que possam existir em qualquer país.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: