Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Celulares Para Idosos

13 de setembro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , , , , | 2 Comentários »

clip_image002Como é natural que os idosos tenham compreensões inadequadas quando estão usando celulares, uma empresa japonesa fez uma pesquisa e desenvolveu um aplicativo gratuito sugerindo aos interlocutores falarem pausadamente, e algumas expressões mais usuais de forma mais clara. Por exemplo, os números dos telefones dos usuários, bem como algumas sílabas que os idosos, naturalmente, tenham maior dificuldade para compreensão. Foi desenvolvido por uma empresa japonesa chamada Otodesigners, sendo adequado para hospitais e médicos que atendem estes idosos. O assunto consta de um artigo publicado no jornal japonês Mainichi Shimbun.

Uma pesquisa efetuada no Japão identificou que os idosos, a partir de 40 anos, começam a ter mais dificuldades para compreensão do que é dito nos celulares, o que tende a piorar com o avanço da idade. Para superar estas dificuldades, foram criados aplicativos para recomendar aos usuários que falem mais pausadamente, evitando sílabas que possam dificultar a compreensão. Também algumas expressões mais frequentes já são sugeridas pelo aplicativo. O seu uso para conversas com os hospitais, médicos e outros profissionais já sugerem expressões mais frequentemente utilizadas, tudo visando a melhor compreensão dos interlocutores mais idosos.

Estas deficiências auditivas e de compreensão são cada vez mais frequentes entre os idosos, tendendo a piorar com o avanço da idade. Muitos aparelhos que visam aumentar o volume das conversas nem sempre ajudam totalmente, pois a incompreensão pode ser aumentada com as velocidades das falas dos mais jovens. Havendo algumas expressões mais frequentes antecipadamente previstas, podem ser incluídas.

Este tipo de avanços nos usos dos celulares seria bem-vindo para o Brasil, pois com o uso frequente de aparelhos a todo o volume, mais pessoas estão enfrentando dificuldades de audição, mesmo não sendo ainda idosos.

São avanços que poderiam ser estudados por empresários que procuram oportunidades de investimento nos bens que contam com a demanda crescente também no Brasil.


2 Comentários para “Celulares Para Idosos”

  1. Gisela Oliveira Teixeira
    1  escreveu às 12:43 em 15 de setembro de 2020:

    Bacana!

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 07:14 em 17 de setembro de 2020:

    Cara Gisela,

    Obrigado. Precisamos pensar mais em todos os deficientes, e a idade vai dificultando tudo.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: