Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Difícil Situação do Ministro da Economia

25 de setembro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , , ,

A imprensa informa que o ministro de Economia Paulo Guedes acabou sendo retirado às pressas da entrevista coletiva, quando se referia ao fim do auxílio emergencial que vem, com algumas dificuldades, sendo concedida para parte da população brasileira. A medida seria suspensa para não aumentar o déficit público, mesmo que se retire parte dos recursos hoje destinados ao chamado sistema S, que vêm sendo alocados para muitas finalidades, entre outros de treinamento de recursos humanos.

Nada que possa afetar o atual prestígio do governo e do presidente Jair Bolsonaro é admitido por sua equipe. O ministro do Governo, general Luiz Eduardo Ramos, e o líder do governo na Câmara Federal, Ricardo Barros, aceleraram a saída do ministro Paulo Guedes da entrevista à clip_image002imprensa. Isto é uma das evidências que Paulo Guedes é considerado por muito pouco ajustado à orientação atual do governo, não se sabendo até quando ele vai resistir a estes desconfortos.

Cena onde o ministro Paulo Guedes é retirado da entrevista que dava à imprensa, junto com outras autoridades

Vários ministros do atual governo já foram substituídos por muito menos, o que certamente não é uma forma muito elegante de efetuar as mudanças, sendo a lealdade ao presidente a credencial mais importante. Paulo Guedes já afirmou que continua no governo até o momento que for dispensado pelo presidente.

Em outros governos brasileiros e em outros países as mudanças dos principais auxiliares costumam ocorrer com entrevistas com o presidente, provocando menos desgastes para todos. Como as pesquisas de opinião informam que o presidente e o seu governo estão em ascensão, existem muitos que acreditam que esta tendência é sustentável até as próximas eleições presidenciais, que ainda estão distantes. Os opositores acham que isto é muito difícil, sem mudanças substanciais na sua política. De qualquer forma, há indicações que os riscos estão aumentando e poucos estrangeiros e mesmo brasileiros estão dispostos a efetuar investimentos no Brasil, indispensáveis para um crescimento econômico mais expressivo que ajude a criar os empregos necessários.

Muitos da equipe de Paulo Guedes já deixaram o governo e como as medidas econômicas importantes necessitam contar com o apoio político a situação do governo tende a se complicar, mesmo porque estes auxiliares, mesmo contando com apreciáveis formações acadêmicas, pouco conhecem o Brasil real e os políticos que os controlam.

O presidente continua fazendo discursos que não são realistas, mas que agradam aos seus colegionários que se movem mais por motivações emocionais. O que não se sabe é até quando isto é possível de ser sustentado.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: