Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Lições de Política Econômica Vindas do Japão

15 de setembro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Quando o novo presidente do Partido Liberal Democrata do Japão, Yoshihide Suga, anunciou que pretende elevar o imposto de renda, para manter a dívida pública daquele país dentro dos limites suportáveis, muitos achavam que ele estava se arriscando onde o Shinzo Abe não conseguiu o apoio necessário. No entanto, em matéria de política econômica, há que se forçar os sempre desagradáveis aumentos dos impostos, ainda quando o futuro primeiro-ministro clip_image002conta com um grande patrimônio político intacto. Se ele conseguir obter o que está propondo, pode ser que esteja mostrando a sua faceta de um verdadeiro estadista.

Yoshihide Suga confirmado como presidente do PLD japonês, que no regime parlamentarista do Japão se torna o próximo primeiro-ministro

Ainda que teoricamente os analistas políticos afirmem que as medidas amargas para a população tenham que ser tomadas quando o patrimônio político em qualquer país esteja intacto, é natural que os políticos pretendam ser simpáticos para os eleitores. Enfrentar logo de início questões pouco simpática para os eleitores marca a diferença dos verdadeiros estadistas dos políticos comuns. Se Yoshihide Suga conseguir o seu duro intento, talvez deixe a sua atual imagem de um político burocrata, o que não é nada fácil.

Todos os analistas políticos do Japão sabem que estas questões fiscais não sejam fáceis, como também está se observando no Brasil ou qualquer outro país do mundo. Poucos têm a coragem de anunciar publicamente este intento, na esperança que, aumentando o seu patrimônio político, tenha melhores condições de enfrentar estes duros embates. Muitos admitem que os riscos sejam elevados, mas os que têm coragem de anunciar programas deste tipo podem obter a imagem de um verdadeiro estadista, num mundo onde só aparecem figuras que imaginam poderem ser simpáticos para os eleitores.

Até agora, antes mesmo de assumir o cargo de primeiro-ministro, Suga vem mostrando a sua competência, superando outros líderes que seriam mais populares. Conseguir aglutinar as principais correntes políticas do Japão exige elevada competência, sendo uma condição necessária, mas não suficiente.

Neste período difícil para todos os países, os japoneses conseguiram estabelecer um acordo com o Reino Unido, que deixou a Comunidade Europeia. É uma aliança que não pode ser desprezada. Conseguir uma forma pragmática de convivência com a poderosa China também é um desafio de grande monta. Espera-se que o Japão possa ter uma maior independência com relação aos Estados Unidos, que parecem regredir do ponto de vista da política internacional, o que pode ser algo somente visando efeito eleitoral. Mas o atual governo norte-americano não parece transmitir uma imagem de um grande jogador no cenário mundial.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: