Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Matemáticas Brasileiras se Destacam no Mundo

30 de setembro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Mesmo em países como o Brasil, que conta com muitas limitações, notadamente na prioridade dada pelo atual governo para as pesquisas básicas, existem honrosas exceções. O IMPA – Instituto de Matemática Pura e Aplicada que funciona no Rio de Janeiro, criado em 1952, foi a primeira unidade de pesquisa do Conselho Nacional de Pesquisas – CNPq. Desde 2015, é dirigido pelo pesquisador titular Marcelo Viana, que escreveu um artigo publicado na Folha de S.Paulo. São importantes destaques mostrando que mulheres estão se sobressaindo nas pesquisas fundamentais no Brasil.

Duas mulheres pesquisadoras de matemática ganharam neste mês de setembro importantes prêmios internacionais: a primeira foi de Luna Lomonaco, nascida italiana, com graduação na Itália, mestrado na Espanha, doutorado na Dinamarca e na França, pós-doutorado na Inglaterra e na USP, já premiada em 2019 com o Prêmio L’Oréal para Mulheres na Ciência e o Prêmio da Sociedade Brasileira de Matemática em 2019. Agora recebeu o Prêmio Reconhecimento da União Matemática da América Latina por sua pesquisa fora de série em sistemas dinâmicos. A segunda foi Carolina Araújo, carioca com graduação na PUC – Rio, doutorada na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, que recebeu na edição de 2020 o consagrado Prêmio Ramanujuan, do Centro Internacional de Física Teórica, da Unesco, pelo reconhecimento da pesquisa de alto nível de jovens matemáticos no mundo em desenvolvimento. São dois importantes prêmios que honram todos os brasileiros, mostrando o grande empenho de uma equipe que se destaca não somente no Brasil, como no mundo.

clip_image002Somos daqueles que acreditam que, muitas vezes, as limitações a que estamos sujeitos nos forçam a esforços especiais com as criatividades dos brasileiros.

Luma Lomonaco, pesquisadora da IMPA, recebeu o Prêmio Reconhecimento da União Matemática da América Latina, pela pesquisa fora de série em sistemas dinâmicos

Da mesma instituição, IMPA – Instituto de Matemática Pura e Aplicada, a pesquisadora Carolina Araujo foi contemplada com a consagrada versão 2020 do Prêmio Ramanujuan, do Centro Internacional de Física Teórica da Unesco. Isto indica que não se trata de esforços isolados, mas de um grupo que está trabalhando duro naquela instituição, além de contar com um currículo internacional invejável.

clip_image004

                               Carolina Araujo, pesquisadora de alto nível dos jovens no IMPA



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: