Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Mudanças Permanentes e Temporárias de Hábitos

18 de setembro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , , ,

Um artigo de Bryan Lufkin, da BBC News, sobre o que está acontecendo no Japão levanta a questão se algumas mudanças de hábitos são temporárias ou permanentes. Há que se reconhecer que os seres humanos são sociáveis por natureza, ainda que sempre existam exceções, e, apesar das recomendações de se manter isolados, acabarão por encontrar formas de superar as atuais restrições. Muitos casos que ocorrem pelo mundo demonstram que estão se encontrando meios para adaptar os hábitos, pois os seres humanos não deixaram de ser sociais, na sua grande maioria, mesmo que as exceções estejam aumentando.

No Japão, sempre existiu os que precisam se alimentar sozinhos, mas eles encontraram formas de superar as opiniões de outros, fechando-se em pequenos ambientes para tomar clip_image002seus lanches. Hoje, como em muitos lugares do mundo, fazer sozinhos suas refeições ou exercer algumas atividades deixou de ser estranho, chegando até ao karaokê individual.

Karaokê individual tornou-se popular no Japão, como consta do artigo reproduzido no site da UOL, que vale a pena ser lido na sua íntegra

No Japão, proliferaram locais que servem refeições como os chamados yakiniku (carnes grelhadas) para indivíduos isolados, ou tomar uma bebida sozinho, mas estes clientes costumam conversar com os que estão trabalhando e servindo nestes estabelecimentos. Também estão se reduzindo as pressões para que os japoneses se casem e tenham filhos. As pessoas que moram sozinhos aumentaram de 25% em 1995 para mais de 35% em 2015. Também a atividade de lazer como praticar sky sozinho aumentou. Muitos consideram que morar sozinho aumenta a independência para exercer outras atividades. Mas isto ainda não são hábitos da maioria da população japonesa.

Em muitos lugares, como no Brasil, havia grandes grupos para tomar aperitivos e consumir alguns salgados de acompanhamento. Mesmo com as recomendações de evitar-se os aglomeramentos de grandes grupos, o cumprimento destas recomendações é difícil de ser controlado. As possibilidades de contaminações são minimizadas, notadamente nas praias e nos bairros considerados noturnos. Parece que os brasileiros costumam ser mais sociáveis, como uma característica cultural.

clip_image004

Grandes aglomerados de jovens na Vila Madalena, SP

Tudo indica que há maior mudança de hábitos de vida, mas não parece que seja uma característica que chegue à maioria e de forma permanente.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: